METÁFORAS DA INVISIBILIDADE RACIAL: DESVELANDO A BRANQUITUDE NAS ANÁLISES DE PIZA E FRANKENBERG
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109709 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1166 "inscrito_id" => 3237 "titulo" => "METÁFORAS DA INVISIBILIDADE RACIAL: DESVELANDO A BRANQUITUDE NAS ANÁLISES DE PIZA E FRANKENBERG" "resumo" => "Este trabalho traz a análise da utilização da metáfora como figura de linguagem para explicar a invisibilidade da branquitude nos artigos Porta de vidro: Entrada para a branquitude, de Edith Piza e A miragem de uma branquidade Não Marcada, de Ruth Frankenberg. Ambos os textos exploram a dinâmica racial, focando na branquitude como um fenômeno muitas vezes invisível e naturalizado na sociedade contemporânea. A metáfora da porta de vidro em Piza e da miragem em Frankenberg destacam como a branquitude é frequentemente percebida como normativa e neutra, escondendo suas vantagens sociais e sua posição de privilégio. Essas metáforas ilustram como a branquitude é vista como uma estrutura que permite acesso fácil e sem obstruções aos recursos e oportunidades, enquanto simultaneamente torna-se invisível aos olhos daqueles que a possuem. A análise revela como essas figuras de linguagem são eficazes em desvelar a complexidade e a opacidade da branquitude, desafiando a ideia de neutralidade racial e evidenciando sua centralidade na manutenção das desigualdades raciais. A conclusão desse trabalho ressalta a importância de reconhecer e problematizar a branquitude como parte fundamental da análise crítica das relações raciais, destacando o papel da metáfora como uma ferramenta poderosa para explicar e questionar estruturas de poder racialmente hierárquicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3237_TB1166_29022024204724.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLENE DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARLENE DE SOUZ" "autor_email" => "marleneso123@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109709 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1166 "inscrito_id" => 3237 "titulo" => "METÁFORAS DA INVISIBILIDADE RACIAL: DESVELANDO A BRANQUITUDE NAS ANÁLISES DE PIZA E FRANKENBERG" "resumo" => "Este trabalho traz a análise da utilização da metáfora como figura de linguagem para explicar a invisibilidade da branquitude nos artigos Porta de vidro: Entrada para a branquitude, de Edith Piza e A miragem de uma branquidade Não Marcada, de Ruth Frankenberg. Ambos os textos exploram a dinâmica racial, focando na branquitude como um fenômeno muitas vezes invisível e naturalizado na sociedade contemporânea. A metáfora da porta de vidro em Piza e da miragem em Frankenberg destacam como a branquitude é frequentemente percebida como normativa e neutra, escondendo suas vantagens sociais e sua posição de privilégio. Essas metáforas ilustram como a branquitude é vista como uma estrutura que permite acesso fácil e sem obstruções aos recursos e oportunidades, enquanto simultaneamente torna-se invisível aos olhos daqueles que a possuem. A análise revela como essas figuras de linguagem são eficazes em desvelar a complexidade e a opacidade da branquitude, desafiando a ideia de neutralidade racial e evidenciando sua centralidade na manutenção das desigualdades raciais. A conclusão desse trabalho ressalta a importância de reconhecer e problematizar a branquitude como parte fundamental da análise crítica das relações raciais, destacando o papel da metáfora como uma ferramenta poderosa para explicar e questionar estruturas de poder racialmente hierárquicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID3237_TB1166_29022024204724.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLENE DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARLENE DE SOUZ" "autor_email" => "marleneso123@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }