Este estudo se concentra na importância de integrar jogos matemáticos no ensino, visando tornar a disciplina mais acessível e atraente para os alunos. Tradicionalmente, a matemática tem sido um desafio para muitos estudantes devido às abordagens mecânicas e convencionais de ensino. A utilização de jogos na educação desempenha um papel crucial ao envolver os alunos de forma interativa, permitindo que cometam erros, formulem hipóteses e desenvolvam habilidades lógicas. A pesquisa foi conduzida em uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral no estado do Ceará e envolveu uma variedade de atividades, como jogos de tabuleiro, dominó, memória, bingo, entre outros, adaptados para diferentes níveis de habilidade matemática. O método de pesquisa adotado foi qualitativo, utilizando um questionário com 3 perguntas objetivas para coletar os dados. Os resultados revelaram que, após a aplicação do questionário aos alunos, 99% consideraram os jogos compreensíveis, 96% perceberam que contribuíram para o aprendizado, e 95% expressaram o desejo de ver mais atividades lúdicas na sala de aula. Os jogos não apenas facilitaram a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também promoveram a colaboração, a motivação e o interesse dos alunos. Além disso, os jogos matemáticos não apenas auxiliam os alunos na compreensão mais profunda dos conceitos, mas também criam um ambiente de aprendizado colaborativo e motivador.