É de costume vermos que os discentes estão cada vez mais desinteressados nas aulas, a matemática de longe é uma das matérias mais malvista pelos alunos, ela é tida como complexa, de difícil abstração. Também tem que à falta de relação com a vida cotidiana dos alunos tornando ainda mais apático o seu ensino, dentro disso tudo é comum surgirem questionamentos nas salas de aula, sobre o porquê? E para que estudamos matemática? Tendo em vista tais questionamentos o artigo irá abordar e demonstrar que é interessante que desde os anos iniciais ao ensina matemática o professor introduza a história da matemática em suas aulas, para que por meio dela desenvolva em seus alunos uma visão, mas critica sobre o aprendizado, além de ser uma forma metodológica muito rica para promover o ensino, através dela podemos mostrar que a matemática é importante desde os tempos antigos e que se faz presente em tudo que está ao nosso redor. Por isso o presente artigo terá o intuito de mostrar a eficiência dessa matéria nos anos iniciais do ensino fundamental, através de pesquisas e trabalhos feitos em salas de aula, sempre tendo como objetivo cativar o aluno para se tornar cada vez mais interessante as aulas.