RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PODCAST COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110251 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1964 "inscrito_id" => 3850 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PODCAST COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO." "resumo" => "O presente trabalho aborda uma experiência metodológica e inovadora no campo da educação, que visa promover o interesse e o engajamento com a Matemática por meio das plataformas digitais. O podcast, juntamente com outras mídias digitais, oferecem aos estudantes a oportunidade de compreender de forma clara e dinâmica, tendo em vista a dificuldade dos discentes em manter a concentração por longos períodos de tempo em uma única atividade. Por meio dessa ferramenta, é possível sintetizar, em poucos minutos, diversas informações de natureza auditiva. Dessa forma, o estudo se concentra em relatar a experiência dos participantes quanto a um projeto que está pautado em estimular o interesse pela Matemática, ampliar o acesso ao conhecimento matemático e desenvolver habilidades matemáticas entre os participantes, a partir da distribuição semanal de desafios matemáticos e entrevistas com pesquisadores da área, denominados "Profcasts", disponibilizados no Spotify, e em transmissões ao vivo na plataforma Instagram, intituladas "Desafio Matemático em Ação". As atividades formativas que englobam a abordagem metodológica utilizada no projeto são embasadas em ciclos formativos. Nesse estudo, analisa-se o primeiro ciclo de publicização dos áudios e vídeos. Nele foram realizadas as seguintes etapas: seleção e organização dos objetos de conhecimento para elaboração do roteiro dos "profcasts", gravação dos episódios e divulgação dos "profcasts" e dos vídeos nas plataformas digitais, e, por fim, avaliações e feedbacks acompanhando o engajamento dos áudios e vídeos publicados nas mídias. Os resultados obtidos a partir dessa estratégia evidenciam que os discentes participantes e os ouvintes tiveram um melhor aproveitamento nos conteúdos e engajamento no curso. Além disso, foi possível observar o despertar dos estudantes para pesquisas dentro da área da Matemática, motivados pelas entrevistas com pesquisadores renomados no campo da matemática pura e aplicada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3850_TB1964_27102024131416.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ALICE DO NASCIMENTO CAFÉ" "autor_nome_curto" => "Alice Café" "autor_email" => "antonia.alice.nascimento06@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110251 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1964 "inscrito_id" => 3850 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PODCAST COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO." "resumo" => "O presente trabalho aborda uma experiência metodológica e inovadora no campo da educação, que visa promover o interesse e o engajamento com a Matemática por meio das plataformas digitais. O podcast, juntamente com outras mídias digitais, oferecem aos estudantes a oportunidade de compreender de forma clara e dinâmica, tendo em vista a dificuldade dos discentes em manter a concentração por longos períodos de tempo em uma única atividade. Por meio dessa ferramenta, é possível sintetizar, em poucos minutos, diversas informações de natureza auditiva. Dessa forma, o estudo se concentra em relatar a experiência dos participantes quanto a um projeto que está pautado em estimular o interesse pela Matemática, ampliar o acesso ao conhecimento matemático e desenvolver habilidades matemáticas entre os participantes, a partir da distribuição semanal de desafios matemáticos e entrevistas com pesquisadores da área, denominados "Profcasts", disponibilizados no Spotify, e em transmissões ao vivo na plataforma Instagram, intituladas "Desafio Matemático em Ação". As atividades formativas que englobam a abordagem metodológica utilizada no projeto são embasadas em ciclos formativos. Nesse estudo, analisa-se o primeiro ciclo de publicização dos áudios e vídeos. Nele foram realizadas as seguintes etapas: seleção e organização dos objetos de conhecimento para elaboração do roteiro dos "profcasts", gravação dos episódios e divulgação dos "profcasts" e dos vídeos nas plataformas digitais, e, por fim, avaliações e feedbacks acompanhando o engajamento dos áudios e vídeos publicados nas mídias. Os resultados obtidos a partir dessa estratégia evidenciam que os discentes participantes e os ouvintes tiveram um melhor aproveitamento nos conteúdos e engajamento no curso. Além disso, foi possível observar o despertar dos estudantes para pesquisas dentro da área da Matemática, motivados pelas entrevistas com pesquisadores renomados no campo da matemática pura e aplicada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3850_TB1964_27102024131416.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ALICE DO NASCIMENTO CAFÉ" "autor_nome_curto" => "Alice Café" "autor_email" => "antonia.alice.nascimento06@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }