A IMPORTÂNCIA POLÍTICA DE CARLOS LYRA NA BOSSA NOVA: O CENTRO POPULAR DE CULTURA E A UNE.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110459 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2249 "inscrito_id" => 10417 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA POLÍTICA DE CARLOS LYRA NA BOSSA NOVA: O CENTRO POPULAR DE CULTURA E A UNE." "resumo" => "Carlos Eduardo Lyra Barbosa, importante compositor da Bossa Nova no final dos anos 1950 e princípio dos 1960, caminhou paralelamente a esse famoso movimento artístico do qual foi um dos principais protagonistas, colocando sua música a serviço da filosofia de instituições sociais e políticas tais como o CPC (Centro Popular de Cultura da UNE). Isso afastaria o artista da filosofia inicial da Bossa denominada “O amor, o sorriso e a flor”. Carlinhos Lyra, como ficou brilhantemente conhecido, trabalhou, inspirado no “Manifesto do CPC”, lançado em março de 1962, para o engajamento do artista de classe média nas causas nacionalistas, promovendo nele o entendimento a respeito da função social da arte. Este estudo tem como objetivo discutir a participação e a importância política de Lyra no cenário musical e artístico dos anos 60, bem como sua relação, junto com outros artistas, com a causa estudantil que viria a enfrentar o governo de exceção a partir de 1964. Na metodologia deste artigo foi realizada uma revisão bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo, baseada nos estudos de Gil (2021), onde serão utilizadas as obras de Castro (1990), Tinhorão (2010), Motta (2000) e Han (2022), discutindo o comportamento social e político desse artista, aliado a seus parceiros musicais, em busca da inserção da Bossa Nova nas questões políticas que ferviam, no período histórico do Brasil em que o golpe militar batia à porta. Portanto espera-se que esse trabalho venha a contribuir com o entendimento de que a Bossa Nova representou bem mais que uma revolução musical e artística para o Brasil e para o mundo: autores como Carlinhos Lyra, Nara Leão, Baden Powell e Vinícius de Moraes, entre outros, atravessaram o movimento, questionando o momento político e social, as causas em favor dos desvalidos e a função social que a arte deveria ter, para muito além das reuniões boêmias, os bailes dançantes e os piqueniques praianos da classe média carioca." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10417_TB2249_06042024144859.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ETHMAR VIEIRA DE ANDRADE FILHO" "autor_nome_curto" => "ETHMAR FILHO." "autor_email" => "ethmar.vieiradeandrade@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110459 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2249 "inscrito_id" => 10417 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA POLÍTICA DE CARLOS LYRA NA BOSSA NOVA: O CENTRO POPULAR DE CULTURA E A UNE." "resumo" => "Carlos Eduardo Lyra Barbosa, importante compositor da Bossa Nova no final dos anos 1950 e princípio dos 1960, caminhou paralelamente a esse famoso movimento artístico do qual foi um dos principais protagonistas, colocando sua música a serviço da filosofia de instituições sociais e políticas tais como o CPC (Centro Popular de Cultura da UNE). Isso afastaria o artista da filosofia inicial da Bossa denominada “O amor, o sorriso e a flor”. Carlinhos Lyra, como ficou brilhantemente conhecido, trabalhou, inspirado no “Manifesto do CPC”, lançado em março de 1962, para o engajamento do artista de classe média nas causas nacionalistas, promovendo nele o entendimento a respeito da função social da arte. Este estudo tem como objetivo discutir a participação e a importância política de Lyra no cenário musical e artístico dos anos 60, bem como sua relação, junto com outros artistas, com a causa estudantil que viria a enfrentar o governo de exceção a partir de 1964. Na metodologia deste artigo foi realizada uma revisão bibliográfica, de caráter exploratório e descritivo, baseada nos estudos de Gil (2021), onde serão utilizadas as obras de Castro (1990), Tinhorão (2010), Motta (2000) e Han (2022), discutindo o comportamento social e político desse artista, aliado a seus parceiros musicais, em busca da inserção da Bossa Nova nas questões políticas que ferviam, no período histórico do Brasil em que o golpe militar batia à porta. Portanto espera-se que esse trabalho venha a contribuir com o entendimento de que a Bossa Nova representou bem mais que uma revolução musical e artística para o Brasil e para o mundo: autores como Carlinhos Lyra, Nara Leão, Baden Powell e Vinícius de Moraes, entre outros, atravessaram o movimento, questionando o momento político e social, as causas em favor dos desvalidos e a função social que a arte deveria ter, para muito além das reuniões boêmias, os bailes dançantes e os piqueniques praianos da classe média carioca." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10417_TB2249_06042024144859.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ETHMAR VIEIRA DE ANDRADE FILHO" "autor_nome_curto" => "ETHMAR FILHO." "autor_email" => "ethmar.vieiradeandrade@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }