Este artigo propõe uma reflexão sobre a importância do ensino da condição humana a luz dos pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin. Muito tem sido discutido a respeito do caráter transformador do ensino quando se leva em consideração os aspectos de formação humana, social e histórica do educando, como ponto de partida para um processo educativo transformador. Contudo, esse modelo de ensino ainda é um desafio em nosso país, visto a herança de uma educação tradicionalmente centrada em um currículo generalista que pouco se relaciona com a realidade dos educandos. Considerando que a educação é uma prática social construtora do ser humano, logo, pensar a educação reside em pensar e refletir sobre o ser humano, pois nele encontra-se o fundamento do processo educacional. Esta pesquisa pauta-se em uma investigação teórica, que tem como objetivo estudar as convergências de pensamentos entre os autores quanto à concepção de educação enquanto prática social transformadora, como forma de intervir no mundo. Para tanto, foi utilizado o método hermenêutico para interpretação dos conceitos e concepções presentes nas obras selecionadas para a realização desse estudo. Dialogar sobre o ensino da condição humana a partir de interlocuções entre Freire e Morin reforça a esperança do desenvolvimento de uma prática educativa de humanização do educando. Os autores enfatizam em suas obras que a aprendizagem não é um processo neutro, destacam a importância de contextualizar o conhecimento para que a educação possa ser de fato transformadora frente às diversas realidades educacionais, pois, é situando o que se pretende conhecer em seu contexto que o educando desenvolve uma consciência crítico-social para intervir em sua própria realidade.