O presente artigo objetiva descrever uma experiência realizadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus IV, como ação do projeto “O Laboratório de Ensino de Matemática como Espaço Integrador: Exposições e Oficinas Pedagógicas Para Estudantes do Ensino Fundamental” inserido no Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX. As atividades do projeto ocorreram no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - LEPEM, no qual foram elaborados os materiais didáticos, e na Escola Estadual e Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira – Aldeia Monte-Mor – Rio Tinto–PB, local onde a oficina foi realizada. A oficina didático-pedagógica foi dividida em duas partes, a primeira sendo realizada no mês de setembro e a segunda parte no mês de outubro, em 2023, na qual trabalhamos o objeto de conhecimento: operações com números inteiros, utilizando os materiais didáticos manipuláveis: régua deslizante e fita numérica em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, composta por 24 estudantes. O objetivo principal dessa oficina foi promover o engajamento dos estudantes na aprendizagem e na compreensão do uso das operações básicas com números inteiros de forma lúdica, divertida e interativa. Este artigo, está fundamentado nos estudos de Lorenzato (2021) que fala sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM e, em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), que destaca a importância da promoção do engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática. Como resultados dessa experiência em sala de aula, observamos um aumento no engajamento e participação ativa dos estudantes, além da interação proporcionada pelos materiais didáticos utilizados. Além disso, os estudantes apresentaram uma maior compreensão dos Números Inteiros e das operações com esses números ao utilizarem os Materiais Didáticos Manipuláveis.