Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS: RÉGUA DESLIZANTE E FITA NUMÉRICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110670
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2526
    "inscrito_id" => 10953
    "titulo" => "OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS: RÉGUA DESLIZANTE E FITA NUMÉRICA"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva descrever uma experiência realizadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus IV, como ação do projeto “O Laboratório de Ensino de Matemática como Espaço Integrador: Exposições e Oficinas Pedagógicas Para Estudantes do Ensino Fundamental” inserido no Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX. As atividades do projeto ocorreram no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - LEPEM, no qual foram elaborados os materiais didáticos, e na Escola Estadual e Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira – Aldeia Monte-Mor – Rio Tinto–PB, local onde a oficina foi realizada. A oficina didático-pedagógica foi dividida em duas partes, a primeira sendo realizada no mês de setembro e a segunda parte no mês de outubro, em 2023, na qual trabalhamos o objeto de conhecimento: operações com números inteiros, utilizando os materiais didáticos manipuláveis: régua deslizante e fita numérica em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, composta por 24 estudantes. O objetivo principal dessa oficina foi promover o engajamento dos estudantes na aprendizagem e na compreensão do uso das operações básicas com números inteiros de forma lúdica, divertida e interativa. Este artigo, está fundamentado nos estudos de Lorenzato (2021) que fala sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM e, em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), que destaca a importância da promoção do engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática. Como resultados dessa experiência em sala de aula, observamos um aumento no engajamento e participação ativa dos estudantes, além da interação proporcionada pelos materiais didáticos utilizados. Além disso, os estudantes apresentaram uma maior compreensão dos Números Inteiros e das operações com esses números ao utilizarem os Materiais Didáticos Manipuláveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10953_TB2526_28102024095259.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLA CARDOSO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLA"
    "autor_email" => "daniellacardoso121212@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110670
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2526
    "inscrito_id" => 10953
    "titulo" => "OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS: RÉGUA DESLIZANTE E FITA NUMÉRICA"
    "resumo" => "O presente artigo objetiva descrever uma experiência realizadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus IV, como ação do projeto “O Laboratório de Ensino de Matemática como Espaço Integrador: Exposições e Oficinas Pedagógicas Para Estudantes do Ensino Fundamental” inserido no Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX. As atividades do projeto ocorreram no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - LEPEM, no qual foram elaborados os materiais didáticos, e na Escola Estadual e Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira – Aldeia Monte-Mor – Rio Tinto–PB, local onde a oficina foi realizada. A oficina didático-pedagógica foi dividida em duas partes, a primeira sendo realizada no mês de setembro e a segunda parte no mês de outubro, em 2023, na qual trabalhamos o objeto de conhecimento: operações com números inteiros, utilizando os materiais didáticos manipuláveis: régua deslizante e fita numérica em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, composta por 24 estudantes. O objetivo principal dessa oficina foi promover o engajamento dos estudantes na aprendizagem e na compreensão do uso das operações básicas com números inteiros de forma lúdica, divertida e interativa. Este artigo, está fundamentado nos estudos de Lorenzato (2021) que fala sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM e, em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), que destaca a importância da promoção do engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática. Como resultados dessa experiência em sala de aula, observamos um aumento no engajamento e participação ativa dos estudantes, além da interação proporcionada pelos materiais didáticos utilizados. Além disso, os estudantes apresentaram uma maior compreensão dos Números Inteiros e das operações com esses números ao utilizarem os Materiais Didáticos Manipuláveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10953_TB2526_28102024095259.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLA CARDOSO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLA"
    "autor_email" => "daniellacardoso121212@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo objetiva descrever uma experiência realizadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus IV, como ação do projeto “O Laboratório de Ensino de Matemática como Espaço Integrador: Exposições e Oficinas Pedagógicas Para Estudantes do Ensino Fundamental” inserido no Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX. As atividades do projeto ocorreram no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - LEPEM, no qual foram elaborados os materiais didáticos, e na Escola Estadual e Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira – Aldeia Monte-Mor – Rio Tinto–PB, local onde a oficina foi realizada. A oficina didático-pedagógica foi dividida em duas partes, a primeira sendo realizada no mês de setembro e a segunda parte no mês de outubro, em 2023, na qual trabalhamos o objeto de conhecimento: operações com números inteiros, utilizando os materiais didáticos manipuláveis: régua deslizante e fita numérica em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, composta por 24 estudantes. O objetivo principal dessa oficina foi promover o engajamento dos estudantes na aprendizagem e na compreensão do uso das operações básicas com números inteiros de forma lúdica, divertida e interativa. Este artigo, está fundamentado nos estudos de Lorenzato (2021) que fala sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM e, em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), que destaca a importância da promoção do engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática. Como resultados dessa experiência em sala de aula, observamos um aumento no engajamento e participação ativa dos estudantes, além da interação proporcionada pelos materiais didáticos utilizados. Além disso, os estudantes apresentaram uma maior compreensão dos Números Inteiros e das operações com esses números ao utilizarem os Materiais Didáticos Manipuláveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.