OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS: RÉGUA DESLIZANTE E FITA NUMÉRICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110670 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2526 "inscrito_id" => 10953 "titulo" => "OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS: RÉGUA DESLIZANTE E FITA NUMÉRICA" "resumo" => "O presente artigo objetiva descrever uma experiência realizadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus IV, como ação do projeto “O Laboratório de Ensino de Matemática como Espaço Integrador: Exposições e Oficinas Pedagógicas Para Estudantes do Ensino Fundamental” inserido no Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX. As atividades do projeto ocorreram no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - LEPEM, no qual foram elaborados os materiais didáticos, e na Escola Estadual e Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira – Aldeia Monte-Mor – Rio Tinto–PB, local onde a oficina foi realizada. A oficina didático-pedagógica foi dividida em duas partes, a primeira sendo realizada no mês de setembro e a segunda parte no mês de outubro, em 2023, na qual trabalhamos o objeto de conhecimento: operações com números inteiros, utilizando os materiais didáticos manipuláveis: régua deslizante e fita numérica em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, composta por 24 estudantes. O objetivo principal dessa oficina foi promover o engajamento dos estudantes na aprendizagem e na compreensão do uso das operações básicas com números inteiros de forma lúdica, divertida e interativa. Este artigo, está fundamentado nos estudos de Lorenzato (2021) que fala sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM e, em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), que destaca a importância da promoção do engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática. Como resultados dessa experiência em sala de aula, observamos um aumento no engajamento e participação ativa dos estudantes, além da interação proporcionada pelos materiais didáticos utilizados. Além disso, os estudantes apresentaram uma maior compreensão dos Números Inteiros e das operações com esses números ao utilizarem os Materiais Didáticos Manipuláveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10953_TB2526_28102024095259.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELLA" "autor_email" => "daniellacardoso121212@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110670 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2526 "inscrito_id" => 10953 "titulo" => "OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULATIVOS: RÉGUA DESLIZANTE E FITA NUMÉRICA" "resumo" => "O presente artigo objetiva descrever uma experiência realizadas por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus IV, como ação do projeto “O Laboratório de Ensino de Matemática como Espaço Integrador: Exposições e Oficinas Pedagógicas Para Estudantes do Ensino Fundamental” inserido no Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX. As atividades do projeto ocorreram no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - LEPEM, no qual foram elaborados os materiais didáticos, e na Escola Estadual e Indígena de Ensino Fundamental e Médio Guilherme da Silveira – Aldeia Monte-Mor – Rio Tinto–PB, local onde a oficina foi realizada. A oficina didático-pedagógica foi dividida em duas partes, a primeira sendo realizada no mês de setembro e a segunda parte no mês de outubro, em 2023, na qual trabalhamos o objeto de conhecimento: operações com números inteiros, utilizando os materiais didáticos manipuláveis: régua deslizante e fita numérica em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, composta por 24 estudantes. O objetivo principal dessa oficina foi promover o engajamento dos estudantes na aprendizagem e na compreensão do uso das operações básicas com números inteiros de forma lúdica, divertida e interativa. Este artigo, está fundamentado nos estudos de Lorenzato (2021) que fala sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis em sala de aula, por meio do Laboratório de Ensino de Matemática - LEM e, em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), que destaca a importância da promoção do engajamento dos estudantes nas aulas de Matemática. Como resultados dessa experiência em sala de aula, observamos um aumento no engajamento e participação ativa dos estudantes, além da interação proporcionada pelos materiais didáticos utilizados. Além disso, os estudantes apresentaram uma maior compreensão dos Números Inteiros e das operações com esses números ao utilizarem os Materiais Didáticos Manipuláveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10953_TB2526_28102024095259.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELLA" "autor_email" => "daniellacardoso121212@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }