INTERVENÇÕES NEUROCIENTÍFICAS NAS DIFICULDADES DE LEITURA E DE ESCRITA: O QUE HÁ DE NOVO?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111116 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3155 "inscrito_id" => 11643 "titulo" => "INTERVENÇÕES NEUROCIENTÍFICAS NAS DIFICULDADES DE LEITURA E DE ESCRITA: O QUE HÁ DE NOVO?" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido no interior da Neurolinguística Discursiva (ND) e objetiva analisar propostas de intervenção na escrita de crianças com dificuldades escolares sugeridas em protocolos de intervenção destinados a professores e a profissionais da área clínica. O critério para a seleção dos manuais é sua presença em listas de livros mais vendidos sites da internet. Partindo desta análise, problematizamos autoridade conferida às publicações que relacionam as neurociências à educação, especialmente aquelas que assumem um caráter de inovação e vanguarda, que alegam que podem contribuir para a educação - e até promover uma revolução de práticas educativas – uma vez presentes na formação de professores, seja inicial, seja continuada. A análise dos exercícios dos manuais mostra que as atividades são muito semelhantes ou iguais às tarefas contidas nas cartilhas de alfabetização publicadas no Brasil nas décadas de 50 e 60 e que evolvem, sobretudo, a cópia de palavras descontextualizadas, o exercício mecânico de treino de traçado das letras, completar palavras com sílabas e letras faltantes, contar sílabas, letras e sons, identificar figuras cuja palavra que a representa tem certa sílaba inicial, ligar palavras à figuras, dentre tantas outras tarefas já conhecidas dos professores há mais de cinco décadas. Partilhando dos pressupostos teóricos da psicóloga histórico-cultural, entendemos a alfabetização como uma atividade social e cultural complexa, que deve ser atravessada pelo sentido, pela subjetividade e pelas funções sociais da escrita e da leitura. Assim, rejeitamos uma prática pedagógica de ensino de leitura e de escrita cartilhesca, fundamentada na escrita de palavras e frases descontextualizadas e repleta de atividades que têm fim e si mesmas. Tendo em vista a problematização que fazemos de tais atividades no interior da linguística e da educação – desde a década de 80 – denunciamos seu retorno às práticas clínicas e educacionais, agora com suposto respaldo científico da chamada neuroaprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11643_TB3155_08042024205236.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA DE CASSIA NETTO MOUTINHO" "autor_nome_curto" => "ISABELLA DE CAS" "autor_email" => "isabella.bel@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111116 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3155 "inscrito_id" => 11643 "titulo" => "INTERVENÇÕES NEUROCIENTÍFICAS NAS DIFICULDADES DE LEITURA E DE ESCRITA: O QUE HÁ DE NOVO?" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido no interior da Neurolinguística Discursiva (ND) e objetiva analisar propostas de intervenção na escrita de crianças com dificuldades escolares sugeridas em protocolos de intervenção destinados a professores e a profissionais da área clínica. O critério para a seleção dos manuais é sua presença em listas de livros mais vendidos sites da internet. Partindo desta análise, problematizamos autoridade conferida às publicações que relacionam as neurociências à educação, especialmente aquelas que assumem um caráter de inovação e vanguarda, que alegam que podem contribuir para a educação - e até promover uma revolução de práticas educativas – uma vez presentes na formação de professores, seja inicial, seja continuada. A análise dos exercícios dos manuais mostra que as atividades são muito semelhantes ou iguais às tarefas contidas nas cartilhas de alfabetização publicadas no Brasil nas décadas de 50 e 60 e que evolvem, sobretudo, a cópia de palavras descontextualizadas, o exercício mecânico de treino de traçado das letras, completar palavras com sílabas e letras faltantes, contar sílabas, letras e sons, identificar figuras cuja palavra que a representa tem certa sílaba inicial, ligar palavras à figuras, dentre tantas outras tarefas já conhecidas dos professores há mais de cinco décadas. Partilhando dos pressupostos teóricos da psicóloga histórico-cultural, entendemos a alfabetização como uma atividade social e cultural complexa, que deve ser atravessada pelo sentido, pela subjetividade e pelas funções sociais da escrita e da leitura. Assim, rejeitamos uma prática pedagógica de ensino de leitura e de escrita cartilhesca, fundamentada na escrita de palavras e frases descontextualizadas e repleta de atividades que têm fim e si mesmas. Tendo em vista a problematização que fazemos de tais atividades no interior da linguística e da educação – desde a década de 80 – denunciamos seu retorno às práticas clínicas e educacionais, agora com suposto respaldo científico da chamada neuroaprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11643_TB3155_08042024205236.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA DE CASSIA NETTO MOUTINHO" "autor_nome_curto" => "ISABELLA DE CAS" "autor_email" => "isabella.bel@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }