RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DO SABER E FAZER DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111129 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3172 "inscrito_id" => 11022 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DO SABER E FAZER DOCENTE" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial. A Residência Pedagógica prevê uma intensa imersão na prática como parte do processo de aprendizagem da profissão futura, onde o estudante poderá, a partir da metade da graduação, fazer um estágio em uma escola de Educação Básica com a supervisão de docentes da rede de ensino e da universidade, além de contar com auxílio financeiro. Tendo em vista que o Curso de Pedagogia da Universidade Iguaçu desde a primeira edição participa do programa em pauta, o presente estudo tem como objetivo avaliar os relatórios finais dos residentes sobre a formação contínua vivenciadas nas escolas-campo, desde a primeira edição até edição vigente. E para sistematizar as ideias que levam à necessidade dessa investigação, os métodos a serem utilizados nesta proposta de pesquisa fundamenta-se num referencial teórico-metodológico adotado e desenvolvido na abordagem quantitativa-qualitativa. Os instrumentos e técnicas utilizadas para a coleta de dados são os relatórios finais dos residentes. Após a etapa de coleta, os dados foram tratados segundo a técnica de análise de conteúdo proposta (BARDIN,2016). Desta forma, o presente estudo teve como finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o período em que atuaram no programa. Neste contexto, nosso olhar esteve voltado aos resultados dos discursos sobre a formação e também sobre o licenciando/residente adquira nas vivências, qualidade e segurança em sua trajetória profissional e ainda o fortalecimento no papel das redes de ensino na formação dos futuros professores relacionando o “saber” e o “fazer” docente. Consideramos assim, um período profícuo e significativo não somente para o aprendizado dos alunos da escola-campo, mas também para a formação dos residentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11022_TB3172_18102024035208.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDITH MARIA MARQUES MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "Edith Maria Mar" "autor_email" => "edithmagalhaes20@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111129 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3172 "inscrito_id" => 11022 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DO SABER E FAZER DOCENTE" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial. A Residência Pedagógica prevê uma intensa imersão na prática como parte do processo de aprendizagem da profissão futura, onde o estudante poderá, a partir da metade da graduação, fazer um estágio em uma escola de Educação Básica com a supervisão de docentes da rede de ensino e da universidade, além de contar com auxílio financeiro. Tendo em vista que o Curso de Pedagogia da Universidade Iguaçu desde a primeira edição participa do programa em pauta, o presente estudo tem como objetivo avaliar os relatórios finais dos residentes sobre a formação contínua vivenciadas nas escolas-campo, desde a primeira edição até edição vigente. E para sistematizar as ideias que levam à necessidade dessa investigação, os métodos a serem utilizados nesta proposta de pesquisa fundamenta-se num referencial teórico-metodológico adotado e desenvolvido na abordagem quantitativa-qualitativa. Os instrumentos e técnicas utilizadas para a coleta de dados são os relatórios finais dos residentes. Após a etapa de coleta, os dados foram tratados segundo a técnica de análise de conteúdo proposta (BARDIN,2016). Desta forma, o presente estudo teve como finalidade relatar as experiências vivenciadas durante o período em que atuaram no programa. Neste contexto, nosso olhar esteve voltado aos resultados dos discursos sobre a formação e também sobre o licenciando/residente adquira nas vivências, qualidade e segurança em sua trajetória profissional e ainda o fortalecimento no papel das redes de ensino na formação dos futuros professores relacionando o “saber” e o “fazer” docente. Consideramos assim, um período profícuo e significativo não somente para o aprendizado dos alunos da escola-campo, mas também para a formação dos residentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11022_TB3172_18102024035208.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDITH MARIA MARQUES MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "Edith Maria Mar" "autor_email" => "edithmagalhaes20@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }