A avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência é uma área de extrema importância na educação inclusiva, pois busca garantir que esses estudantes sejam devidamente avaliados em seus conhecimentos, habilidades e progresso acadêmico. Em face deste cenário, torna-se relevante descortinar como se desenvolve os processos avaliativos para estudantes com deficiência, a fim de proporcionar uma educação equitativa e promover o pleno desenvolvimento desses estudantes. Partindo do objetivo geral: investigar como ocorre a avaliação da aprendizagem para com os estudantes com deficiência. A investigação desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: (i) identificar os desafios e as lacunas encontradas para garantir uma avaliação justa, equitativa e centrada no desenvolvimento individual de cada estudante com deficiência. (ii) analisar os métodos utilizados e os instrumentos de avaliação empregados com estudantes portadores de deficiência; (iii) verificar a presença de adaptações realizadas para atender às necessidades específicas desses alunos. O levantamento dos dados se dará por meio de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Será utilizada uma abordagem mista, combinando análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos por meio de questionário online, e entrevistas. Os sujeitos protagonistas serão professores do Ensino Médio Regular e estudantes com deficiência de uma Escola Pública da Rede Estadual da Bahia, como lócus, o Colégio Estadual Antônio Geraldo, situado no município de Barreiras, BA. Esta pesquisa não apenas tem o potencial de impactar positivamente a prática educacional inclusiva, mas também contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico ao fornecer novos insights sobre a relação entre avaliação da aprendizagem, adaptações curriculares e inclusão escolar. Fator é crucial para preparar os estudantes com deficiência para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, que demanda habilidades e competências diversas. Os resultados podem inspirar estudos futuros e enriquecer o debate acadêmico sobre educação inclusiva e desenvolvimento profissional docente.