POSTO NESTE LIVRO PORQUE PRATICAVA ATOS QUE A MORAL REPROVA: REBELDIA E MASCULINIDADE NA ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO RIO GRANDE DO NORTE NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
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Essas anotações tinham a função de registrar as ações que os aprendizes cometiam e eram consideradas como “faltas” pelos superiores, uma espécie de descumprimento das normas, portanto, uma postura considerada incoerente para futuros “homens do mar”. Discutimos os conceitos de disciplina e punição propostos por Michel Foucault (2014), a partir da descrição do panóptico enquanto modelo de vigilância constante, formas de poder exercidas sobre os corpos dos aprendizes. A intenção era adestrar suas vontades e gestos transformando-os em corpos dóceis e resistentes ao trabalho, contribuindo para a formação de uma certa masculinidade. Assim, pudemos observar os castigos aplicados e o que motivou o aprendiz a cometer, por vezes, repetidos “delitos” registrados no Livro de Castigos. Metodologicamente, nos apropriamos da análise do discurso de Michel Foucault (2012), por entender as formas de ler e sentir através dos enunciados as construções discursivas elaboradas sobre um dado acontecimento e a partir deles escrever uma versão da história. Conclui-se que os aprendizes mais “rebeldes” eram listados e punidos por resistirem ao modelo de poder empreendido sobre seus corpos, buscando a nosso ver, a produção de uma dita rígida masculinidade, própria das instituições militares." 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