Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111661
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3954
    "inscrito_id" => 12806
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) visa integrar estudantes de graduação ao ambiente das escolas públicas, com o intuito de proporcionar experiências de prática pedagógica e fomentar a conexão entre teoria e prática, visando aprimorar a qualidade da formação inicial. O objetivo deste relato de experiência é apresentar a importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física (EF) a partir das vivências como residentes do PRP. TEA ou comumente chamado de “autismo” é uma condição comportamental na qual a pessoa apresenta prejuízo e alterações básicas no comportamento, comunicação, convívio social e na cognição. A educação é garantida como um direito fundamental para as pessoas com deficiência, possibilitando um sistema educacional inclusivo em todos os estágios e momentos da vida, com o propósito de permitir que desenvolvam ao máximo seus talentos e habilidades física, sensórias, intelectuais e sociais. Para a inclusão destes alunos nas aulas foram usadas quatro estratégias a seguir: a) adaptação de materiais; b) adaptação das aulas práticas; c) estabelecimento de rotinas e d) apoio dos colegas de turmas para incentivar os mesmos a realizarem as atividades. Embora a inclusão tenha ocorrido conforme o planejado em todas às aulas e não tenha havido nenhuma exclusão, isso não significa que tenha sido uma tarefa fácil pois cada aluno possui suas próprias características e seu grau específico de necessidade. Neste sentido, tudo deve ser pensado e estabelecido levando em consideração a individualidade de cada aluno(a)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12806_TB3954_02102024092220.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICIA STHEFANY SANTOS TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Sthefany Santos"
    "autor_email" => "sathefany.santos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111661
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3954
    "inscrito_id" => 12806
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) visa integrar estudantes de graduação ao ambiente das escolas públicas, com o intuito de proporcionar experiências de prática pedagógica e fomentar a conexão entre teoria e prática, visando aprimorar a qualidade da formação inicial. O objetivo deste relato de experiência é apresentar a importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física (EF) a partir das vivências como residentes do PRP. TEA ou comumente chamado de “autismo” é uma condição comportamental na qual a pessoa apresenta prejuízo e alterações básicas no comportamento, comunicação, convívio social e na cognição. A educação é garantida como um direito fundamental para as pessoas com deficiência, possibilitando um sistema educacional inclusivo em todos os estágios e momentos da vida, com o propósito de permitir que desenvolvam ao máximo seus talentos e habilidades física, sensórias, intelectuais e sociais. Para a inclusão destes alunos nas aulas foram usadas quatro estratégias a seguir: a) adaptação de materiais; b) adaptação das aulas práticas; c) estabelecimento de rotinas e d) apoio dos colegas de turmas para incentivar os mesmos a realizarem as atividades. Embora a inclusão tenha ocorrido conforme o planejado em todas às aulas e não tenha havido nenhuma exclusão, isso não significa que tenha sido uma tarefa fácil pois cada aluno possui suas próprias características e seu grau específico de necessidade. Neste sentido, tudo deve ser pensado e estabelecido levando em consideração a individualidade de cada aluno(a)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12806_TB3954_02102024092220.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICIA STHEFANY SANTOS TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Sthefany Santos"
    "autor_email" => "sathefany.santos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) visa integrar estudantes de graduação ao ambiente das escolas públicas, com o intuito de proporcionar experiências de prática pedagógica e fomentar a conexão entre teoria e prática, visando aprimorar a qualidade da formação inicial. O objetivo deste relato de experiência é apresentar a importância da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física (EF) a partir das vivências como residentes do PRP. TEA ou comumente chamado de “autismo” é uma condição comportamental na qual a pessoa apresenta prejuízo e alterações básicas no comportamento, comunicação, convívio social e na cognição. A educação é garantida como um direito fundamental para as pessoas com deficiência, possibilitando um sistema educacional inclusivo em todos os estágios e momentos da vida, com o propósito de permitir que desenvolvam ao máximo seus talentos e habilidades física, sensórias, intelectuais e sociais. Para a inclusão destes alunos nas aulas foram usadas quatro estratégias a seguir: a) adaptação de materiais; b) adaptação das aulas práticas; c) estabelecimento de rotinas e d) apoio dos colegas de turmas para incentivar os mesmos a realizarem as atividades. Embora a inclusão tenha ocorrido conforme o planejado em todas às aulas e não tenha havido nenhuma exclusão, isso não significa que tenha sido uma tarefa fácil pois cada aluno possui suas próprias características e seu grau específico de necessidade. Neste sentido, tudo deve ser pensado e estabelecido levando em consideração a individualidade de cada aluno(a).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.