O ensino de genética nas escolas enfrenta desafios no que tange a efetivação da aprendizagem dos conteúdos lecionados durante as aulas. Tal problemática, muitas vezes, deve-se à dificuldade dos alunos de compreenderem os conceitos básicos dos mecanismos de herança, os quais, por sua natureza microscópica e submicroscópica, podem se tornar abstratos para os estudantes. Os jogos didáticos são reconhecidos como ferramentas eficientes na assimilação dos conteúdos escolares, permitindo que os discentes desenvolvam habilidades cognitivas e aprendam de forma mais lúdica e divertida. Com o intuito de contribuir para um processo de ensino-aprendizagem mais efetivo e acessível dentro da área da genética, o presente trabalho apresenta uma proposta de um jogo didático que aborda conceitos e eventos que ocorrem durante a divisão celular meiótica. O jogo produzido é um bingo, adaptado para auxiliar os estudantes na fixação dos acontecimentos que diferenciam as fases da meiose e conceitos trabalhados durante este conteúdo, como “cromossomos homólogos”, “cromátides-irmãs” e “alelos”. As bolas usadas no bingo tradicional foram substituídas por nove cartas-conceitos, contendo perguntas, enquanto as cartelas numéricas foram modificadas por cartelas com imagens dos eventos da meiose. No total foram produzidas 20 cartelas, cada uma com duas linhas e três colunas, contendo as imagens. Durante o jogo os estudantes poderão exercitar a capacidade de relacionar os acontecimentos da divisão celular meiótica com as figuras de maneira lúdica e interativa. Espera-se que esta ferramenta didática seja difundida e utilizada como um instrumento facilitador, capaz de tornar a experiência pedagógica de professores e alunos muito mais enriquecedora dentro da disciplina de genética.