DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS: A BUSCA DA INCLUSÃO POR MEIO DE PLACAS E ROTULAGEM EM LIBRAS NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA: UMA GARANTIA LEGAL PARA SURDOS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111741 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4085 "inscrito_id" => 12787 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS: A BUSCA DA INCLUSÃO POR MEIO DE PLACAS E ROTULAGEM EM LIBRAS NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA: UMA GARANTIA LEGAL PARA SURDOS." "resumo" => "Esta pesquisa objetivou analisar as leis e decretos que asseguram o acessibilidade de ensino para surdos ,visando a inclusão das pessoas não ouvintes no ensino da química. Metodologicamente, foram utilizadas palavras-chave e categorias para a seleção documental. O intervalo temporal foi de 2000 a 2021 e, no total, foram analisados 2(dois) artigos. Como resultados, constatamos que existe uma carência nacional de acessibilidade via estímulos visuais em diversos ambientes não somente no educacional. No entanto, o Brasil tem imenso potencial para liderar neste cenário, fornecendo novas abordagens para introduzir o ensino de química principalmente nos laboratórios por meio de placas e rótulos em libras. Em conclusão, foi apresentado que de acordo com a legislação essa metodologia seria essencial para a inclusão das pessoas surdas além de impulsionar áreas de pesquisa potenciais para pesquisadores acadêmicos com uma visão geral das tendências atuais de empoderamento a fim de quebrar as barreiras comunicacionais e disseminar a linguagem brasileira de sinal .De forma, que as garantias legais já existentes sejam compridas e que novas leis e decretos que facilitem o ensino e a aprendizagem de surdos sejam criadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12787_TB4085_25102024170821.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE GOMES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GISELE" "autor_email" => "giseleg695@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111741 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4085 "inscrito_id" => 12787 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS: A BUSCA DA INCLUSÃO POR MEIO DE PLACAS E ROTULAGEM EM LIBRAS NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA: UMA GARANTIA LEGAL PARA SURDOS." "resumo" => "Esta pesquisa objetivou analisar as leis e decretos que asseguram o acessibilidade de ensino para surdos ,visando a inclusão das pessoas não ouvintes no ensino da química. Metodologicamente, foram utilizadas palavras-chave e categorias para a seleção documental. O intervalo temporal foi de 2000 a 2021 e, no total, foram analisados 2(dois) artigos. Como resultados, constatamos que existe uma carência nacional de acessibilidade via estímulos visuais em diversos ambientes não somente no educacional. No entanto, o Brasil tem imenso potencial para liderar neste cenário, fornecendo novas abordagens para introduzir o ensino de química principalmente nos laboratórios por meio de placas e rótulos em libras. Em conclusão, foi apresentado que de acordo com a legislação essa metodologia seria essencial para a inclusão das pessoas surdas além de impulsionar áreas de pesquisa potenciais para pesquisadores acadêmicos com uma visão geral das tendências atuais de empoderamento a fim de quebrar as barreiras comunicacionais e disseminar a linguagem brasileira de sinal .De forma, que as garantias legais já existentes sejam compridas e que novas leis e decretos que facilitem o ensino e a aprendizagem de surdos sejam criadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12787_TB4085_25102024170821.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE GOMES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GISELE" "autor_email" => "giseleg695@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }