O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado como um transtorno global do neurodesenvolvimento. Inúmeras são as contribuições das mais diversas áreas para o desenvolvimento integral de pessoas com TEA. Dentre elas a equoterapia que consiste nas práticas que fazem uso do cavalo, objetivando a reabilitação e/ou educação de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. Considerando que esta prática tende a contribuir na superação de danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais, o objetivo geral deste trabalho foi integrar dados da literatura sobre as possibilidades criadas pela equoterapia na aprendizagem e no desenvolvimento de crianças com TEA. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura de artigos científicos indexados na base de dados eletrônica Google Acadêmico, durante o período de abrangência 2019 – 2023, utilizando os seguintes descritores: “autismo” or “Transtorno do Espectro Autista” and “equoterapia” and “desempenho escolar” or “aprendizagem”. Foram localizados 48 artigos, sendo selecionados, dentre eles, nove trabalhos, de acordo com os critérios de elegibilidade. Os resultados foram agrupados em cinco categorias base do processo de ensino-aprendizagem: dimensão cognitivo-intelectual, dimensão afetivo-relacional, dimensão personológica, dimensão criativa, dimensão avaliativa. Foi possível concluir que, embora não esteja relacionada diretamente ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista, a equoterapia apresenta benefícios no desenvolvimento da aprendizagem do praticante em todas as dimensões da aprendizagem, sobretudo no que se refere a dimensão afetivo-relacional, possivelmente pela estimulação sensorial promovida pela interação com o animal. Portanto, compreende-se que este estudo promove contribuições para a área da pesquisa em educação e tratamento de crianças com TEA.