A educação superior vem passando por muitas transformações, dentre elas está a dinâmica da relação professor aluno. Esta pesquisa tem por objetivo investigar os impasses na relação professor aluno que apontam para manifestações do mal-estar na escolarização contemporânea. Para isto, buscou compreender as transformações da relação professor aluno ao longo da história na perspectiva de docentes do ensino superior. Foi utilizada a entrevista semi estruturada como instrumento e a análise de conteúdo para a tratamento dos dados encontrados. Participaram nove docentes do ensino superior com pelo menos 5 anos de magistério. Os resultados apontaram para as transformações da experiência de autoridade do professor em sala de aula. Identificou-se duas categorias que revelam as mudanças do mal-estar ao longo da história: (1) O autoritarismo do professor e (2) O poder do aluno “sem limites”. Na primeira, em uma perspectiva tradicional, o professor aparece na relação a partir de uma autoridade sustentada no aluno como subalterno. O conhecimento é transmitido ao aluno sem que ele participe do processo, posicionando-o como mero receptor do conhecimento. Na segunda categoria, o docente, destituído de autonomia em sua prática pedagógica, submete-se ao aluno que, por sua vez, posiciona-se como quem tem o direito de fazer o que quiser, sem precisar ponderar acerca dos impactos de suas atitudes. O desafio de ensinar, no palco da relação professor aluno, tem encenado rupturas com o autoritarismo tradicional. O pêndulo que mortifica a autonomia, alteridade e liberdade do outro está se deslocando do polo do professor e caminhando para o aluno.