Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O POTENCIAL EDUCATIVO DOS JOGOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE DIGITALIZAÇÃO DO JOGO DA ONÇA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os jogos lúdicos desempenham um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma abordagem dinâmica e envolvente para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. O “Jogo da Onça” é um exemplo de jogo de tabuleiro que incorpora elementos desafiadores e educacionais de forma envolvente. A origem do “Jogo da Onça” tem duas vertente: i) a européia, chegando ao Brasil pelos missionários salesianos e passados a etnia Bororo no século XIX e ii) a origem pré-colombiana (inca), anterior a colonização européia e se espalhou pelo continente sul americano. Originalmente o “Jogo da Onça” tem seu tabuleiro desenhado no chão e as peças são pedras ou sementes, representando a onça e os cachorros, numa configuração simples de desenhar/representar o tabuleiro, mas com potencial de desenvolver diversas habilidades cognitivas para jogar. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo desenvolver uma versão digital do “Jogo da Onça”, analisar as possibilidades de contribuição no ensino de lógica matemática, além de valorizar a cultura indígena e promover a inclusão social. O Jogo da Onça Digital será desenvolvido utilizando a engine game Godot reproduzindo o jogo de tabuleiro original, após será efetuado um teste de usabilidade e posteriormente será validado como proposta pedagógica pelos membros do Neabi - Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Espera-se que o Jogo da Onça Digital contribua para a discussão frente a obrigatoriedade da Lei nº 11.645/08 e como proposta com oportunidades de ensino inclusivo.

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