A ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA FUNDAMENTADA EM MONTESSORI, AUSUBEL E FREIRE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112845 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5646 "inscrito_id" => 13817 "titulo" => "A ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA FUNDAMENTADA EM MONTESSORI, AUSUBEL E FREIRE" "resumo" => "A integração da abordagem lúdica no ensino de Ciências da Natureza, fundamentada nos princípios da metodologia Montessoriana, da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e da pedagogia emancipatória de Freire, justifica-se pela sua capacidade de promover uma aprendizagem ativa, crítica e autônoma dos alunos. Essa abordagem não apenas facilita a compreensão de conceitos científicos complexos, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação de indivíduos capazes de aplicar seus conhecimentos de forma responsável e inovadora no contexto atual. Portanto investigar e analisar a aplicação da abordagem lúdica no ensino de Ciências da Natureza, integrando os princípios da metodologia Montessoriana, a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a pedagogia emancipatória de Freire, com foco em promover uma aprendizagem ativa, crítica e autônoma dos alunos é primordial. A metodologia adotada neste estudo é a Revisão Integrativa de Literatura, um método sistemático que consolida conhecimentos de diversas fontes sobre um tema específico, oferecendo uma compreensão abrangente e aprofundada através de uma abordagem metodológica rigorosa. A aprendizagem significativa, ao conectar novos conhecimentos aos prévios de forma significativa, potencializa a assimilação e aplicação dos conceitos científicos, diferenciando-se da aprendizagem mecânica, baseada na memorização sem compreensão. A ludicidade, ao integrar autonomia e colaboração, facilita a compreensão e aplicação dos conceitos científicos, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. Essa abordagem, enriquecida pelos princípios de Montessori, Ausubel e Freire, prepara os alunos para enfrentar desafios científicos de forma responsável e inovadora. Além disso, a aprendizagem significativa é mais eficaz quando os alunos são ativos no processo de aprendizagem, realizando experimentos, fazendo observações diretas e participando de discussões reflexivas. Em síntese, a abordagem lúdica, embasada em Montessori, Ausubel e Freire, transforma o ensino em um espaço dinâmico e centrado no aluno, capacitando-o a aplicar conhecimentos de forma responsável e inovadora em Ciências da Natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13817_TB5646_26102024155952.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "obruno60@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112845 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5646 "inscrito_id" => 13817 "titulo" => "A ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA FUNDAMENTADA EM MONTESSORI, AUSUBEL E FREIRE" "resumo" => "A integração da abordagem lúdica no ensino de Ciências da Natureza, fundamentada nos princípios da metodologia Montessoriana, da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e da pedagogia emancipatória de Freire, justifica-se pela sua capacidade de promover uma aprendizagem ativa, crítica e autônoma dos alunos. Essa abordagem não apenas facilita a compreensão de conceitos científicos complexos, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação de indivíduos capazes de aplicar seus conhecimentos de forma responsável e inovadora no contexto atual. Portanto investigar e analisar a aplicação da abordagem lúdica no ensino de Ciências da Natureza, integrando os princípios da metodologia Montessoriana, a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a pedagogia emancipatória de Freire, com foco em promover uma aprendizagem ativa, crítica e autônoma dos alunos é primordial. A metodologia adotada neste estudo é a Revisão Integrativa de Literatura, um método sistemático que consolida conhecimentos de diversas fontes sobre um tema específico, oferecendo uma compreensão abrangente e aprofundada através de uma abordagem metodológica rigorosa. A aprendizagem significativa, ao conectar novos conhecimentos aos prévios de forma significativa, potencializa a assimilação e aplicação dos conceitos científicos, diferenciando-se da aprendizagem mecânica, baseada na memorização sem compreensão. A ludicidade, ao integrar autonomia e colaboração, facilita a compreensão e aplicação dos conceitos científicos, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. Essa abordagem, enriquecida pelos princípios de Montessori, Ausubel e Freire, prepara os alunos para enfrentar desafios científicos de forma responsável e inovadora. Além disso, a aprendizagem significativa é mais eficaz quando os alunos são ativos no processo de aprendizagem, realizando experimentos, fazendo observações diretas e participando de discussões reflexivas. Em síntese, a abordagem lúdica, embasada em Montessori, Ausubel e Freire, transforma o ensino em um espaço dinâmico e centrado no aluno, capacitando-o a aplicar conhecimentos de forma responsável e inovadora em Ciências da Natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13817_TB5646_26102024155952.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "obruno60@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }