O presente artigo emerge a partir de reflexões de uma experiência tida na coordenação de um projeto de extensão voltado para o desenvolvimento de competências socioemocionais. Este tem como objetivo discutir o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes atendidos pela ONG Conselho de Pais, na cidade de Campos Sales – CE, focando na perspectiva de que o fortalecimento de competências socioemocionais melhora o bem-estar de maneira integral. A justificativa deste se baseia no reconhecimento de que o período infantojuvenil é crítico para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo, especialmente, para aqueles com de vulnerabilidade socioeconômica. Esses jovens enfrentam desafios únicos, como acesso limitado a recursos educacionais, exposição a ambientes estressantes e falta de oportunidades para desenvolver habilidades socioemocionais, resultando em barreiras significativas ao sucesso acadêmico, social e pessoal. O artigo busca abordar essas questões através de uma série de recursos metodológicos, incluindo oficinas e rodas de conversa sobre temas como identificação de emoções para explorar competências socioemocionais de forma lúdica. Logo, não apenas visa minimizar a desigualdade e o sofrimento emocional, mas também enfatiza a importância da educação emocional para o desenvolvimento saudável.