SILVEIRA, Adriano Alves Da et al.. Monitoria de cálculo vetorial e geometria analítica. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1140>. Acesso em: 24/11/2024 21:03
Este trabalho apresenta os resultados da monitoria de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica e descreve as atividades executadas. Podemos destacar como objetivos da monitoria: despertar no licenciando o interesse pela carreira docente; contribuir para melhoria da qualidade de ensino; promover a cooperação acadêmica entre discente e docente e minimizar os problemas de repetência e evasão. Para que o êxito fosse alcançado, foram elaboradas atividades as quais abordavam novas tendências metodológicas para o ensino desta disciplina, como o uso de material concreto em sala de aula com o apoio do monitor. Constatamos que os conceitos apresentados de forma formal, foram mais bem absolvidos após as visualizações com os materiais concretos, como relataram os aprendentes, e juntamente com o apoio do monitor nos plantões de duvidas, contribuíram com o aumento da média da turma, que era de 4,6 e passou para a ser 5,9 . Destacamos também como resultados da monitoria o despertar do prazer em ensinar do monitor, o qual obteve um maior amadurecimento acadêmico com as atividades realizadas e ressalta o aprendizado diário com os alunos. Com o desenvolvimento desse trabalho atingimos nossa meta que foi contribuir para o processo de formação do aluno/monitor, bem como a melhoria da aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina. Portanto, concluímos que o trabalho da monitoria demonstra ser um espaço de aprendizagem, em que o monitor participa efetivamente da experiência de construção do ensino e que de fato os Materiais Concretos, quando bem empregados, ampliam a concepção do aluno sobre o que é como e para quê aprender Matemática, vencendo os mitos e preconceitos negativos, favorecendo a aprendizagem pela formação de ideias e modelos.