A preservação ambiental depende da contribuição de todos, havendo a necessidade de uma conscientização ecológica e do desenvolvimento de atitudes que se possa atingir êxito escala global. Nesse contexto, o ensino de química tem um papel importante por ser uma disciplina que aborda conteúdos com importantes temáticas relacionadas ao meio-ambiente, e a escola deve possibilitar espaços para a realização de atividades que promovam a Educação Ambiental. Assim, as oficinas de Educação Ambiental objetivam oportunizar à comunidade escolar de vivenciar experiências que assegurem a necessidade da preservação e conscientização ambiental. O objetivo principal deste estudo é analisar a importância o uso das oficinas de Educação Ambiental em uma escola pública como ferramenta para a sensibilização dos alunos em relação às questões ambientais. Este estudo foi realizado em uma escola pública estadual do muncípio de Campina Grande, em uma turma de 1º ano do ensino médio, onde inicialmente foi introduzido o conteúdo de meio ambiente e posteriormente foi realizado a oficina com objetivo de potencializar a aprendizagem sobre o conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam a importância das oficinas no processo de ensino, visto que, verificou-se uma evolução significativa da compreensão do conteúdo após a realização da oficina. Conclui-se, portanto, que a abordagem de temas ambientais em sala de aula deve ser complementada por atividades que oportunizem aos alunos a participação de forma ativa na construção do conhecimento