Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: ENSINO DE QUÍMICA E MEIO AMBIENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114220
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7615
    "inscrito_id" => 2492
    "titulo" => "OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: ENSINO DE QUÍMICA E MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => "A preservação ambiental depende da contribuição de todos, havendo a necessidade de uma conscientização ecológica e do desenvolvimento de atitudes que se possa atingir êxito escala global. Nesse contexto, o ensino de química tem um papel importante por ser uma disciplina que aborda conteúdos com importantes temáticas relacionadas ao meio-ambiente, e a escola deve possibilitar espaços para a realização de atividades que promovam a Educação Ambiental. Assim, as oficinas de Educação Ambiental objetivam oportunizar à comunidade escolar de vivenciar experiências que assegurem a necessidade da preservação e conscientização ambiental. O objetivo principal deste estudo é analisar a importância o uso das oficinas de Educação Ambiental em uma escola pública como ferramenta para a sensibilização dos alunos em relação às questões ambientais. Este estudo foi realizado em uma escola pública estadual do muncípio de Campina Grande, em uma turma de 1º ano do ensino médio, onde inicialmente foi introduzido o conteúdo de meio ambiente e posteriormente foi realizado a oficina com objetivo de potencializar a aprendizagem sobre o conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam a importância das oficinas no processo de ensino, visto que, verificou-se uma evolução significativa da compreensão do conteúdo após a realização da oficina. Conclui-se, portanto, que a abordagem de temas ambientais em sala de aula deve ser complementada por atividades que oportunizem aos alunos a participação de forma ativa na construção do conhecimento"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2492_TB7615_11062024202857.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "Edmilson Dantas"
    "autor_email" => "edmilson.silva@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114220
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7615
    "inscrito_id" => 2492
    "titulo" => "OFICINAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: ENSINO DE QUÍMICA E MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => "A preservação ambiental depende da contribuição de todos, havendo a necessidade de uma conscientização ecológica e do desenvolvimento de atitudes que se possa atingir êxito escala global. Nesse contexto, o ensino de química tem um papel importante por ser uma disciplina que aborda conteúdos com importantes temáticas relacionadas ao meio-ambiente, e a escola deve possibilitar espaços para a realização de atividades que promovam a Educação Ambiental. Assim, as oficinas de Educação Ambiental objetivam oportunizar à comunidade escolar de vivenciar experiências que assegurem a necessidade da preservação e conscientização ambiental. O objetivo principal deste estudo é analisar a importância o uso das oficinas de Educação Ambiental em uma escola pública como ferramenta para a sensibilização dos alunos em relação às questões ambientais. Este estudo foi realizado em uma escola pública estadual do muncípio de Campina Grande, em uma turma de 1º ano do ensino médio, onde inicialmente foi introduzido o conteúdo de meio ambiente e posteriormente foi realizado a oficina com objetivo de potencializar a aprendizagem sobre o conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam a importância das oficinas no processo de ensino, visto que, verificou-se uma evolução significativa da compreensão do conteúdo após a realização da oficina. Conclui-se, portanto, que a abordagem de temas ambientais em sala de aula deve ser complementada por atividades que oportunizem aos alunos a participação de forma ativa na construção do conhecimento"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2492_TB7615_11062024202857.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "Edmilson Dantas"
    "autor_email" => "edmilson.silva@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A preservação ambiental depende da contribuição de todos, havendo a necessidade de uma conscientização ecológica e do desenvolvimento de atitudes que se possa atingir êxito escala global. Nesse contexto, o ensino de química tem um papel importante por ser uma disciplina que aborda conteúdos com importantes temáticas relacionadas ao meio-ambiente, e a escola deve possibilitar espaços para a realização de atividades que promovam a Educação Ambiental. Assim, as oficinas de Educação Ambiental objetivam oportunizar à comunidade escolar de vivenciar experiências que assegurem a necessidade da preservação e conscientização ambiental. O objetivo principal deste estudo é analisar a importância o uso das oficinas de Educação Ambiental em uma escola pública como ferramenta para a sensibilização dos alunos em relação às questões ambientais. Este estudo foi realizado em uma escola pública estadual do muncípio de Campina Grande, em uma turma de 1º ano do ensino médio, onde inicialmente foi introduzido o conteúdo de meio ambiente e posteriormente foi realizado a oficina com objetivo de potencializar a aprendizagem sobre o conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam a importância das oficinas no processo de ensino, visto que, verificou-se uma evolução significativa da compreensão do conteúdo após a realização da oficina. Conclui-se, portanto, que a abordagem de temas ambientais em sala de aula deve ser complementada por atividades que oportunizem aos alunos a participação de forma ativa na construção do conhecimento

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.