Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MUNDO AUTISTA, SEM ESCOLA: PELA VIVÊNCIA NUMA ESCOLA INCLUSIVA RECONSTRUÍDA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114270
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7693
    "inscrito_id" => 19725
    "titulo" => "O MUNDO AUTISTA, SEM ESCOLA: PELA VIVÊNCIA NUMA ESCOLA INCLUSIVA RECONSTRUÍDA"
    "resumo" => "Esta Revisão Bibliográfica trata das barreiras (estruturais, materiais, humanas, e atitudinais) que têm objurgado cada vez mais pessoas no sentido de compreender os processos que abrangem a inclusão, e o processo de escolarização na Educação Infantil dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista. A estratégia utilizada para o mapeamento dos artigos escolhidos foi baseada nas palavras-chave. O fluxograma do Prisma informa o processo de revisão. As publicações analisadas apresentam uma gama altamente diversa de periódicos científicos como: Cochrane Library, Springer Link, Sage Journals, ScienceDirect, Wiley, Taylor & Francis, Emerald insight, APA PsycNet, MDPI, Cureus, Frontiers, dentre outros. Dos 86 registros recuperados nas bases de dados, dos quais não houve ocorrência de duplicatas, 31 títulos e resumos foram avaliados, que posteriormente foram lidos na íntegra, 10 foram excluídos porque não atenderam aos critérios desta revisão rápida. Desta maneira, 21 artigos foram elegíveis e mais 3 artigos foram incluídos, totalizando 24 artigos incluídos, que foram publicados nos últimos 10 anos e específicos sobre crianças autistas na Educação Infantil. Como resultados, as revisões sistemáticas versaram sobre vivências relacionadas ao Autismo como seletividade alimentar, distúrbios no sono, crises, autorregulação, fala e comunicação, interações sociais, a vida escolar na Educação Infantil, e sobre o apoio familiar na aprendizagem da criança com o TEA. Os resultados revelaram diferentes dilemas enfrentados pela criança autista na Educação Infantil e o seu impacto no cotidiano das famílias, que Lutam pelo exercício de uma Educação Especial e Inclusiva de fato."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19725_TB7693_12102024093516.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA GASPAR SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA GASPAR S"
    "autor_email" => "debiddan2018@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114270
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7693
    "inscrito_id" => 19725
    "titulo" => "O MUNDO AUTISTA, SEM ESCOLA: PELA VIVÊNCIA NUMA ESCOLA INCLUSIVA RECONSTRUÍDA"
    "resumo" => "Esta Revisão Bibliográfica trata das barreiras (estruturais, materiais, humanas, e atitudinais) que têm objurgado cada vez mais pessoas no sentido de compreender os processos que abrangem a inclusão, e o processo de escolarização na Educação Infantil dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista. A estratégia utilizada para o mapeamento dos artigos escolhidos foi baseada nas palavras-chave. O fluxograma do Prisma informa o processo de revisão. As publicações analisadas apresentam uma gama altamente diversa de periódicos científicos como: Cochrane Library, Springer Link, Sage Journals, ScienceDirect, Wiley, Taylor & Francis, Emerald insight, APA PsycNet, MDPI, Cureus, Frontiers, dentre outros. Dos 86 registros recuperados nas bases de dados, dos quais não houve ocorrência de duplicatas, 31 títulos e resumos foram avaliados, que posteriormente foram lidos na íntegra, 10 foram excluídos porque não atenderam aos critérios desta revisão rápida. Desta maneira, 21 artigos foram elegíveis e mais 3 artigos foram incluídos, totalizando 24 artigos incluídos, que foram publicados nos últimos 10 anos e específicos sobre crianças autistas na Educação Infantil. Como resultados, as revisões sistemáticas versaram sobre vivências relacionadas ao Autismo como seletividade alimentar, distúrbios no sono, crises, autorregulação, fala e comunicação, interações sociais, a vida escolar na Educação Infantil, e sobre o apoio familiar na aprendizagem da criança com o TEA. Os resultados revelaram diferentes dilemas enfrentados pela criança autista na Educação Infantil e o seu impacto no cotidiano das famílias, que Lutam pelo exercício de uma Educação Especial e Inclusiva de fato."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19725_TB7693_12102024093516.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA GASPAR SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA GASPAR S"
    "autor_email" => "debiddan2018@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta Revisão Bibliográfica trata das barreiras (estruturais, materiais, humanas, e atitudinais) que têm objurgado cada vez mais pessoas no sentido de compreender os processos que abrangem a inclusão, e o processo de escolarização na Educação Infantil dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista. A estratégia utilizada para o mapeamento dos artigos escolhidos foi baseada nas palavras-chave. O fluxograma do Prisma informa o processo de revisão. As publicações analisadas apresentam uma gama altamente diversa de periódicos científicos como: Cochrane Library, Springer Link, Sage Journals, ScienceDirect, Wiley, Taylor & Francis, Emerald insight, APA PsycNet, MDPI, Cureus, Frontiers, dentre outros. Dos 86 registros recuperados nas bases de dados, dos quais não houve ocorrência de duplicatas, 31 títulos e resumos foram avaliados, que posteriormente foram lidos na íntegra, 10 foram excluídos porque não atenderam aos critérios desta revisão rápida. Desta maneira, 21 artigos foram elegíveis e mais 3 artigos foram incluídos, totalizando 24 artigos incluídos, que foram publicados nos últimos 10 anos e específicos sobre crianças autistas na Educação Infantil. Como resultados, as revisões sistemáticas versaram sobre vivências relacionadas ao Autismo como seletividade alimentar, distúrbios no sono, crises, autorregulação, fala e comunicação, interações sociais, a vida escolar na Educação Infantil, e sobre o apoio familiar na aprendizagem da criança com o TEA. Os resultados revelaram diferentes dilemas enfrentados pela criança autista na Educação Infantil e o seu impacto no cotidiano das famílias, que Lutam pelo exercício de uma Educação Especial e Inclusiva de fato.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.