USO DO MATERIAL CONCRETO NA MATEMÁTICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM O TEODOLITO ARTESANAL NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114391 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7867 "inscrito_id" => 19230 "titulo" => "USO DO MATERIAL CONCRETO NA MATEMÁTICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM O TEODOLITO ARTESANAL NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA." "resumo" => "Partindo da necessidade de atrelar a teoria à prática matemática, no sentido de proporcionar aos alunos uma experimentação que evidencie suas vivências no contexto da sala de aula, o presente estudo possui como objetivo, apresentar e descrever uma experiência diferenciada de ensino e aprendizagem, envolvendo o material concreto Teodolito que foi confeccionado de forma artesanal por uma turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA, composta por alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Parauapebas, localizada no estado do Pará, para uso nas aulas de trigonometria, e deste modo, aprimorar o conhecimento de todos os envolvidos no sentido de que possamos refletir a cerca desta prática, possibilitando uma percepção didático- pedagógica, como um recurso facilitador que venha a contribuir para a melhoria do ensino de matemática. O método da aula prática foi idealizado a partir de uma perspectiva diferenciada, buscando transformar a percepção dos alunos a respeito do conteúdo curricular de trigonometria na disciplina de matemática, visto que este é estudado, muitas vezes somente de forma teórica, com o recurso do livro didático. A proposta foi aplicada em uma turma composta por 30 alunos sendo organizada em 2 aulas teóricas onde os mesmos puderam revisar os conceitos prévios relacionados aos conteúdos de trigonometria e 3 aulas práticas, onde se envolveram com a confecção do teodolito artesanal e sua experimentação e aplicação no ensino de trigonometria. Como resultados, foi possível observar que os alunos puderam relacionar a teoria associada à prática, no sentido de construir um conhecimento mais sólido e duradouro e que evidencie aspectos culturais de sua realidade" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19230_TB7867_30092024142244.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIHARA SÁBIO FURTADO" "autor_nome_curto" => "MAIHARA" "autor_email" => "maiharasabio@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114391 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7867 "inscrito_id" => 19230 "titulo" => "USO DO MATERIAL CONCRETO NA MATEMÁTICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM O TEODOLITO ARTESANAL NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA." "resumo" => "Partindo da necessidade de atrelar a teoria à prática matemática, no sentido de proporcionar aos alunos uma experimentação que evidencie suas vivências no contexto da sala de aula, o presente estudo possui como objetivo, apresentar e descrever uma experiência diferenciada de ensino e aprendizagem, envolvendo o material concreto Teodolito que foi confeccionado de forma artesanal por uma turma da Educação de Jovens e Adultos – EJA, composta por alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Parauapebas, localizada no estado do Pará, para uso nas aulas de trigonometria, e deste modo, aprimorar o conhecimento de todos os envolvidos no sentido de que possamos refletir a cerca desta prática, possibilitando uma percepção didático- pedagógica, como um recurso facilitador que venha a contribuir para a melhoria do ensino de matemática. O método da aula prática foi idealizado a partir de uma perspectiva diferenciada, buscando transformar a percepção dos alunos a respeito do conteúdo curricular de trigonometria na disciplina de matemática, visto que este é estudado, muitas vezes somente de forma teórica, com o recurso do livro didático. A proposta foi aplicada em uma turma composta por 30 alunos sendo organizada em 2 aulas teóricas onde os mesmos puderam revisar os conceitos prévios relacionados aos conteúdos de trigonometria e 3 aulas práticas, onde se envolveram com a confecção do teodolito artesanal e sua experimentação e aplicação no ensino de trigonometria. Como resultados, foi possível observar que os alunos puderam relacionar a teoria associada à prática, no sentido de construir um conhecimento mais sólido e duradouro e que evidencie aspectos culturais de sua realidade" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19230_TB7867_30092024142244.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIHARA SÁBIO FURTADO" "autor_nome_curto" => "MAIHARA" "autor_email" => "maiharasabio@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }