Atualmente o nível de conhecimento dos estudantes que ingressam nas universidades no que diz respeito aos conteúdos que abordam assuntos de Química é mínimo e está decrescendo de forma assustadora a cada ano, fator que se torna preocupante. Neste contexto o objetivo deste trabalho foi diagnosticar as dificuldades do ensino-aprendizagem da disciplina de Química no Ensino Médio entre diferentes realidades educacionais. Como instrumento de avaliação foi elaborado e aplicado um questionário investigativo, estruturado com 6 perguntas, tendo como referência os conteúdos de Teorias Atômicas, Tabela Periódica, Funções Inorgânicas e Nomenclatura, Ligações Químicas e Geometria Molecular para uma amostragem de 148 estudantes matriculados no período 2014.2 dos Cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial. Para interpretação dos resultados do presente trabalho, utilizou-se a estatística descritiva referente aos métodos gráficos (apresentação gráfica e tabular), onde foi calculada a porcentagem de todas as respostas das questões analisadas. Os resultados mais relevantes mostraram que a maioria dos estudantes ingressantes nos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial são provenientes de escolas públicas. Devido ao baixo nível de conhecimento dos ingressantes dos cursos de Química, verificou-se em termos de problematização, um alto índice de erros para as questões abordados de conteúdos de Química básica, mostrando um processo de ensino-aprendizagem falho, dificuldades encontradas na educação básica e que vão sendo levadas por todo o processo de sua formação. É necessário um processo de ensino-aprendizagem de maior qualidade, para que tenhamos bons profissionais atuando no mercado de trabalho.