No curso de Letras-Português (UFCG) temos como obrigatoriedade o cumprimento das disciplinas referentes aos estágios de língua e literatura nas turmas de ensino fundamental e médio que colocam o futuro professor em contato com o espaço escolar durante a sua formação. Dessa forma, neste trabalho temos como objetivo refletir sobre a elaboração e aplicação de uma sequência didática produzida durante a disciplina Estágio de Literatura: Ensino Fundamental para uma turma do 8º ano de uma escola pública da cidade de Campina Grande-PB. No intuito de desenvolver atividades atrativas e voltadas essencialmente à literatura durante o trabalho com essa sequência, e de forma a proporcionar aos alunos uma experiência diversificada com o texto literário, voltamo-nos à leitura integral da novela A terra dos meninos pelados, escrita por Graciliano Ramos. Para isso, na elaboração dessa sequência e do presente trabalho nos fundamentamos em estudos sobre literatura e ensino que tratam do trabalho com o texto literário em sala de aula. A análise nos permitiu verificar que o planejamento e a reflexão sobre a prática docente devem ser constantes durante e após a elaboração e aplicação da sequência didática.