Neste estudo abordamos o gênero conto como meio de articular a leitura e a produção textual diversificada. Apresenta de forma clara e concisa a pesquisa do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, no Centro Educacional Osmar de Aquino localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo desse artigo é refletir sobre a importância dos gêneros textuais para o ensino/aprendizagem quanto à prática de leitura e produção de textos. O que consequentemente revela os entraves que ainda perduram no ensino de leitura e escrita. Os alunos realizaram leituras de contos, em que se buscou mostrar e valorizar a prática de leitura de forma dinâmica, diversificada e sempre sob o método qualitativo. Buscamos mostrar que a leitura pode tornar-se uma atividade de prazer. Tomamos como suporte teórico como KOCH (2011) que aborda as técnicas que abrangem a prática de leitura e produção de textos, BAKHTIN (2005) que, em relação ao gênero discursivo, leva em consideração o conteúdo temático, o estilo de língua e a construção composicional, MARCUSCHI (2002) discute a prática dos gêneros textuais como uma base sociocomunicativa, GANCHO (1995) que caracteriza o gênero em questão, GERALDI (2006) que abrange o ensino de leitura e escrita. Os resultados alcançados mostraram-se satisfatórios na medida em que permitiu estimular a leitura e produção de textos literários de forma livre e prazerosa.