Na contemporaneidade nos debates e reflexões acerca do processo de ensino e aprendizagem a Didática vem sinalizando para uma revolução na formação dos docentes. A prática demonstra que embora os atuais educadores tenham formações iniciais específicas, faltam-lhes embasamentos teóricos em metodologias didáticas para um bom desempenho escolar dos seus alunos. Sendo assim, percebemos a necessidade da articulação entre teoria e prática que compreende uma nova postura do educador nos dias de hoje, o que implica numa quebra de paradigmas. O objetivo principal desse trabalho é realizar uma análise didática do Filme: Escritores da Liberdade, visando sensibilizar os profissionais da educação para adoção de novas práticas pedagógicas, assim como mostrá-los a importância de estimular, dirigir e encaminhar os atores sociais a terem uma voz própria a fim de construírem sua história. Realizamos uma Abordagem Cinematográfica, seguida de uma análise didática como estratégias de ensino com base no filme Escritores da Liberdade.
Palavras-chave: Transformações, Didática, Motivação, Respeito.