Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRECONCEITO RACIAL: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: DIVERSIDADE/ DIVERSITY, SALA DE AULA / CLASSROOM, RACISMO / RACISM Comunicação Oral (CO) Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11835
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 1279
    "titulo" => "PRECONCEITO RACIAL: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      O presente trabalho tem o objetivo de analisar a questão racial no Brasil por um ponto de vista histórico e sociocultural, dando maior ênfase às manifestações da discriminação racial em sala de aula e suas motivações. Através de uma pesquisa bibliográfica de caráter historiográfico e crítico, tendo como principais autores consultados Moura (1994), Munanga (1988) e Guimarães (1999), questionamos a existência e o funcionamento do racismo em nosso país e propomos medidas que possam ajudar a combatê-lo, desde a instituição de ensino, para que se crie uma cultura de tolerância às diversidades, sobretudo, por ser nosso foco, as diversidades étnicas e de cor da pele. Após uma introdução que expõe a origem das desigualdades raciais tomando como princípio a escravidão dos negros em nosso país, definimos raça e racismo. Exposta a pesquisa e suas conclusões, demonstramos nosso trabalho em sala de aula do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Obdúlia Dantas, na cidade de Catolé do Rocha, Paraíba, através de uma dinâmica/pesquisa aplicada denominada “Rompendo o preconceito racial na sala de aula”, aplicada com o objetivo de diagnosticar o pensamento dos alunos sobre as questões raciais e suas complicações. \r\n
      \r\n
      ABSTRACT\r\n
      \r\n
      This work aims to analyze the racial question in Brazil through a historical and sociocultural point of view, giving emphasis on manifestations of racial discrimination in the classroom and its motivations. Through a historiographical and critic bibliographic search, whose main Authors consulted were Moura (1994), Munanga (1988) and Guimarães (1999), we question the existence and operation of racism in our country and propose actions that can help to face it from the educational institutions in order to create a culture of tolerance for diversities, overcoat, because this is our focus, ethnic and color diversity. After an introduction that explains the origin of racial inequalities starting by the black people slavery in our country, we define race and racism. Once exposed the search conclusions, we expose our work in classroom of 1st grade at the State School of Innovative Education Obdúlia Dantas, in the city of Catolé do Rocha, Paraíba, through a group dynamics / Applied Research called "Breaking the racial prejudice in the classroom”, applied with the goal of diagnosing  the opinions of the students about the racial question and its complications.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas"
    "palavra_chave" => "DIVERSIDADE/ DIVERSITY, SALA DE AULA / CLASSROOM, RACISMO / RACISM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID1279_29062015103001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA ANTONIA DANTAS DE ANDRADE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA ALMEIDA"
    "autor_email" => "ericaandrade_2009@hotmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11835
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 1279
    "titulo" => "PRECONCEITO RACIAL: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      O presente trabalho tem o objetivo de analisar a questão racial no Brasil por um ponto de vista histórico e sociocultural, dando maior ênfase às manifestações da discriminação racial em sala de aula e suas motivações. Através de uma pesquisa bibliográfica de caráter historiográfico e crítico, tendo como principais autores consultados Moura (1994), Munanga (1988) e Guimarães (1999), questionamos a existência e o funcionamento do racismo em nosso país e propomos medidas que possam ajudar a combatê-lo, desde a instituição de ensino, para que se crie uma cultura de tolerância às diversidades, sobretudo, por ser nosso foco, as diversidades étnicas e de cor da pele. Após uma introdução que expõe a origem das desigualdades raciais tomando como princípio a escravidão dos negros em nosso país, definimos raça e racismo. Exposta a pesquisa e suas conclusões, demonstramos nosso trabalho em sala de aula do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Obdúlia Dantas, na cidade de Catolé do Rocha, Paraíba, através de uma dinâmica/pesquisa aplicada denominada “Rompendo o preconceito racial na sala de aula”, aplicada com o objetivo de diagnosticar o pensamento dos alunos sobre as questões raciais e suas complicações. \r\n
      \r\n
      ABSTRACT\r\n
      \r\n
      This work aims to analyze the racial question in Brazil through a historical and sociocultural point of view, giving emphasis on manifestations of racial discrimination in the classroom and its motivations. Through a historiographical and critic bibliographic search, whose main Authors consulted were Moura (1994), Munanga (1988) and Guimarães (1999), we question the existence and operation of racism in our country and propose actions that can help to face it from the educational institutions in order to create a culture of tolerance for diversities, overcoat, because this is our focus, ethnic and color diversity. After an introduction that explains the origin of racial inequalities starting by the black people slavery in our country, we define race and racism. Once exposed the search conclusions, we expose our work in classroom of 1st grade at the State School of Innovative Education Obdúlia Dantas, in the city of Catolé do Rocha, Paraíba, through a group dynamics / Applied Research called "Breaking the racial prejudice in the classroom”, applied with the goal of diagnosing  the opinions of the students about the racial question and its complications.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas"
    "palavra_chave" => "DIVERSIDADE/ DIVERSITY, SALA DE AULA / CLASSROOM, RACISMO / RACISM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID1279_29062015103001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA ANTONIA DANTAS DE ANDRADE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA ALMEIDA"
    "autor_email" => "ericaandrade_2009@hotmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a questão racial no Brasil por um ponto de vista histórico e sociocultural, dando maior ênfase às manifestações da discriminação racial em sala de aula e suas motivações. Através de uma pesquisa bibliográfica de caráter historiográfico e crítico, tendo como principais autores consultados Moura (1994), Munanga (1988) e Guimarães (1999), questionamos a existência e o funcionamento do racismo em nosso país e propomos medidas que possam ajudar a combatê-lo, desde a instituição de ensino, para que se crie uma cultura de tolerância às diversidades, sobretudo, por ser nosso foco, as diversidades étnicas e de cor da pele. Após uma introdução que expõe a origem das desigualdades raciais tomando como princípio a escravidão dos negros em nosso país, definimos raça e racismo. Exposta a pesquisa e suas conclusões, demonstramos nosso trabalho em sala de aula do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Obdúlia Dantas, na cidade de Catolé do Rocha, Paraíba, através de uma dinâmica/pesquisa aplicada denominada “Rompendo o preconceito racial na sala de aula”, aplicada com o objetivo de diagnosticar o pensamento dos alunos sobre as questões raciais e suas complicações. ABSTRACT This work aims to analyze the racial question in Brazil through a historical and sociocultural point of view, giving emphasis on manifestations of racial discrimination in the classroom and its motivations. Through a historiographical and critic bibliographic search, whose main Authors consulted were Moura (1994), Munanga (1988) and Guimarães (1999), we question the existence and operation of racism in our country and propose actions that can help to face it from the educational institutions in order to create a culture of tolerance for diversities, overcoat, because this is our focus, ethnic and color diversity. After an introduction that explains the origin of racial inequalities starting by the black people slavery in our country, we define race and racism. Once exposed the search conclusions, we expose our work in classroom of 1st grade at the State School of Innovative Education Obdúlia Dantas, in the city of Catolé do Rocha, Paraíba, through a group dynamics / Applied Research called "Breaking the racial prejudice in the classroom”, applied with the goal of diagnosing the opinions of the students about the racial question and its complications.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.