O presente artigo tem como objetivo estabelecer uma reflexão quanto ao impacto que a disseminação das tecnologias da informação e comunicação tem trazido não somente para a sociedade e contexto atuais, mas também para a dinâmica das escolas e dos processos de ensino e aprendizagem. Sendo assim, a hipótese proposta aqui é que o uso dessas novas tecnologias e ferramentas, quando bem utilizadas pode subsidiar o trabalho do professor de forma dinâmica e inovadora, fazendo com que os alunos sintam-se mais motivados no processo de ensino aprendizagem. Assim, a medida que os alunos façam uso dessas tecnologias na sala de aula, supomos que as redes sociais possam funcionar como um caminho para um aprendizado mais real, dinâmico e inovador, pois tais instrumentos permitem que o aluno seja capaz de relacionar sua vivencia cotidiana e real com os possíveis aprendizados e construções de conhecimento que acontecem no ambiente da escola. Uma escola e um processo de ensino aprendizagem que prepare o aluno/cidadão para a vida tem a necessidade de englobar em sua atividade o uso das tecnologias da informação e comunicação proporcionando uma construção de conhecimento mais dinâmica, autônoma e real. O manuseio de informações e construção processual do conhecimento deve ir além do uso do computador e da sala de informática, mas explorar outros tipos de tecnologias e recursos que os alunos já utilizam com frequência.