O processo de aprendizagem de leitura e escrita na educação escolarizada é um desafio, tanto para o educador, quanto para o educando. Vale salientar que, alguns fatores externos, tais como sociais, econômicos, culturais, entre outros, interferem diretamente no processo de compreensão e apropriação do aluno no mundo letrado. Neste contexto, é preciso consideramos a criança como um futuro cidadão, capaz de pensar por si, nós, educadores, teremos que lhe dar condições de ser autônoma, levando-a a resolver seus problemas e evitando dar-lhe as respostas. Assim, a criança deve ter liberdade para interagir com os colegas e com o professor, e ter autonomia para interagir com o objeto do seu conhecimento (RUSSO, 2012). Sendo assim, a criança no esforço de compreender o mundo que a rodeia, levanta problemas muito difíceis e abstratos e trata por si própria, de descobrir resposta para ela (FERREIRO 2000). Portanto, este artigo trata-se de um relato de experiência de um dos nossos alunos do 2º ano, referente ao nosso trabalho desenvolvido no PIBID (Programa de Iniciação à Docência), em que a partir da experiência, obtivemos resultados satisfatórios e proveitosos. Como referencial teórico, este estudo fundamenta-se nas discussões de FERREIRO (2000), SIMÕES (2006), SOARES (2008), MICOTTI (2009) e RUSSO (2012) para nos dar possibilidade de constatar a relevância do processo de alfabetização na educação escolar.