Artigo CONEDU - Formação de professores (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-025-7

GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA BRASILEIRA: REFLEXOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de professores
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118799
    "edicao_id" => 359
    "trabalho_id" => 2707
    "inscrito_id" => 8828
    "titulo" => "GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA BRASILEIRA: REFLEXOS NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo, intitulado "Gestão Educacional Democrática Brasileira: Reflexos no Contexto Escolar", tem como objetivo investigar as possibilidades de integração da comunidade escolar na gestão educacional democrática brasileira. Para atingir esse propósito, conduzimos uma pesquisa de revisão integrativa de literatura, na qual analisamos as boas práticas e os desafios relacionados à participação efetiva de gestores, professores, estudantes, pais e membros da comunidade local nas decisões e processos que envolvem a gestão educacional. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo na revisão de literatura, permitindo-nos identificar padrões, tendências e desafios enfrentados na promoção e efetivação de uma gestão educacional mais democrática e participativa. Durante o estudo, destacou-se a preocupação dos autores com a gestão educacional democrática brasileira, enfatizando a importância da participação da comunidade escolar e a busca pela melhoria da qualidade do ensino. A integração da comunidade escolar na gestão educacional pode trazer benefícios significativos, tais como a promoção da transparência, a valorização da diversidade, o fortalecimento da autonomia e o desenvolvimento integral dos estudantes. Portanto, por meio deste artigo, buscamos contribuir para o estímulo de uma cultura escolar mais participativa e inclusiva, na qual todos os membros da comunidade escolar possam ter voz ativa e colaborar para a melhoria contínua da educação. Esperamos que este estudo forneça subsídios para a implementação de práticas eficientes e o aprimoramento das políticas educacionais brasileiras, com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade e a formação de cidadãos críticos, participativos e comprometidos com a sociedade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID8828_TB2707_25062024100049.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:07:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEBIANA ALVES DE OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "KLEBIANA"
    "autor_email" => "klebianarodrigues123@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118799
    "edicao_id" => 359
    "trabalho_id" => 2707
    "inscrito_id" => 8828
    "titulo" => "GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA BRASILEIRA: REFLEXOS NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo, intitulado "Gestão Educacional Democrática Brasileira: Reflexos no Contexto Escolar", tem como objetivo investigar as possibilidades de integração da comunidade escolar na gestão educacional democrática brasileira. Para atingir esse propósito, conduzimos uma pesquisa de revisão integrativa de literatura, na qual analisamos as boas práticas e os desafios relacionados à participação efetiva de gestores, professores, estudantes, pais e membros da comunidade local nas decisões e processos que envolvem a gestão educacional. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo na revisão de literatura, permitindo-nos identificar padrões, tendências e desafios enfrentados na promoção e efetivação de uma gestão educacional mais democrática e participativa. Durante o estudo, destacou-se a preocupação dos autores com a gestão educacional democrática brasileira, enfatizando a importância da participação da comunidade escolar e a busca pela melhoria da qualidade do ensino. A integração da comunidade escolar na gestão educacional pode trazer benefícios significativos, tais como a promoção da transparência, a valorização da diversidade, o fortalecimento da autonomia e o desenvolvimento integral dos estudantes. Portanto, por meio deste artigo, buscamos contribuir para o estímulo de uma cultura escolar mais participativa e inclusiva, na qual todos os membros da comunidade escolar possam ter voz ativa e colaborar para a melhoria contínua da educação. Esperamos que este estudo forneça subsídios para a implementação de práticas eficientes e o aprimoramento das políticas educacionais brasileiras, com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade e a formação de cidadãos críticos, participativos e comprometidos com a sociedade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID8828_TB2707_25062024100049.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:07:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEBIANA ALVES DE OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "KLEBIANA"
    "autor_email" => "klebianarodrigues123@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 359
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
        "logo" => null
        "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
        "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 359
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1"
        "logo" => null
        "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg"
        "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 228
                "edicao_id" => 359
                "codigo" => "978-65-5222-025-7"
                "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anais das apresenta&ccedil;&otilde;es realizadas no&nbsp;X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Este evento se consolidou, ao longo das edi&ccedil;&otilde;es, como um espa&ccedil;o de reflex&atilde;o, troca de experi&ecirc;ncias&nbsp;e constru&ccedil;&atilde;o coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e&nbsp;gestores para discutir os desafios e avan&ccedil;os no campo da educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa&ccedil;&atilde;o em nosso&nbsp;pa&iacute;s. Compreender a forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada dos docentes, seus desafios, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que orientam este processo &eacute;&nbsp;fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os n&iacute;veis. As contribui&ccedil;&otilde;es apresentadas neste volume oferecem uma ampla vis&atilde;o sobre as m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es que envolvem a prepara&ccedil;&atilde;o dos professores, desde a teoria at&eacute; a&nbsp;pr&aacute;tica em sala de aula, e destacam a import&acirc;ncia de um olhar cr&iacute;tico e reflexivo&nbsp;sobre os processosformativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m buscam apontar caminhos para&nbsp;a transforma&ccedil;&atilde;o das pr&aacute;ticas educativas, sempre com o foco na melhoria cont&iacute;nua da forma&ccedil;&atilde;o dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o. Os estudos apresentados s&atilde;o frutos de um esfor&ccedil;o conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a vis&atilde;o de que a forma&ccedil;&atilde;o docente&nbsp;&eacute; um processo din&acirc;mico, em constante evolu&ccedil;&atilde;o, que exigeinova&ccedil;&atilde;o, adapta&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Acredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o para todos&nbsp;aqueles comprometidos com a forma&ccedil;&atilde;o e valoriza&ccedil;&atilde;o dos professores. Ao ler&nbsp;cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o&nbsp;papel transformador da educa&ccedil;&atilde;o e a import&acirc;ncia de fortalecer, cada vez mais,&nbsp;a forma&ccedil;&atilde;o de nossos professores, para que possam, com maior compet&ecirc;ncia e&nbsp;sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade para todos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e&nbsp;transformador.&nbsp;Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem cont&iacute;nua,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  M&ocirc;nica Teixeira
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO&nbsp;<br />\r\n
                  ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n
                  CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n
                  ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n
                  GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ARANHA BARROS<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n
                  LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n
                  NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n
                  WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n
                  WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf"
                "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 228
                "edicao_id" => 359
                "codigo" => "978-65-5222-025-7"
                "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anais das apresenta&ccedil;&otilde;es realizadas no&nbsp;X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Este evento se consolidou, ao longo das edi&ccedil;&otilde;es, como um espa&ccedil;o de reflex&atilde;o, troca de experi&ecirc;ncias&nbsp;e constru&ccedil;&atilde;o coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e&nbsp;gestores para discutir os desafios e avan&ccedil;os no campo da educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa&ccedil;&atilde;o em nosso&nbsp;pa&iacute;s. Compreender a forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada dos docentes, seus desafios, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que orientam este processo &eacute;&nbsp;fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os n&iacute;veis. As contribui&ccedil;&otilde;es apresentadas neste volume oferecem uma ampla vis&atilde;o sobre as m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es que envolvem a prepara&ccedil;&atilde;o dos professores, desde a teoria at&eacute; a&nbsp;pr&aacute;tica em sala de aula, e destacam a import&acirc;ncia de um olhar cr&iacute;tico e reflexivo&nbsp;sobre os processosformativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m buscam apontar caminhos para&nbsp;a transforma&ccedil;&atilde;o das pr&aacute;ticas educativas, sempre com o foco na melhoria cont&iacute;nua da forma&ccedil;&atilde;o dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o. Os estudos apresentados s&atilde;o frutos de um esfor&ccedil;o conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a vis&atilde;o de que a forma&ccedil;&atilde;o docente&nbsp;&eacute; um processo din&acirc;mico, em constante evolu&ccedil;&atilde;o, que exigeinova&ccedil;&atilde;o, adapta&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Acredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o para todos&nbsp;aqueles comprometidos com a forma&ccedil;&atilde;o e valoriza&ccedil;&atilde;o dos professores. Ao ler&nbsp;cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o&nbsp;papel transformador da educa&ccedil;&atilde;o e a import&acirc;ncia de fortalecer, cada vez mais,&nbsp;a forma&ccedil;&atilde;o de nossos professores, para que possam, com maior compet&ecirc;ncia e&nbsp;sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade para todos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Desejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e&nbsp;transformador.&nbsp;Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem cont&iacute;nua,<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  M&ocirc;nica Teixeira
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO&nbsp;<br />\r\n
                  ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n
                  CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n
                  ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n
                  GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ARANHA BARROS<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n
                  LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n
                  NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n
                  WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n
                  WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf"
                "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:40:37"
                "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este artigo, intitulado "Gestão Educacional Democrática Brasileira: Reflexos no Contexto Escolar", tem como objetivo investigar as possibilidades de integração da comunidade escolar na gestão educacional democrática brasileira. Para atingir esse propósito, conduzimos uma pesquisa de revisão integrativa de literatura, na qual analisamos as boas práticas e os desafios relacionados à participação efetiva de gestores, professores, estudantes, pais e membros da comunidade local nas decisões e processos que envolvem a gestão educacional. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo na revisão de literatura, permitindo-nos identificar padrões, tendências e desafios enfrentados na promoção e efetivação de uma gestão educacional mais democrática e participativa. Durante o estudo, destacou-se a preocupação dos autores com a gestão educacional democrática brasileira, enfatizando a importância da participação da comunidade escolar e a busca pela melhoria da qualidade do ensino. A integração da comunidade escolar na gestão educacional pode trazer benefícios significativos, tais como a promoção da transparência, a valorização da diversidade, o fortalecimento da autonomia e o desenvolvimento integral dos estudantes. Portanto, por meio deste artigo, buscamos contribuir para o estímulo de uma cultura escolar mais participativa e inclusiva, na qual todos os membros da comunidade escolar possam ter voz ativa e colaborar para a melhoria contínua da educação. Esperamos que este estudo forneça subsídios para a implementação de práticas eficientes e o aprimoramento das políticas educacionais brasileiras, com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade e a formação de cidadãos críticos, participativos e comprometidos com a sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.