REVISTA "EDUCAÇÃO NOVA": DEBATES EDUCACIONAIS EM IMPRESSOS PEDAGÓGICOS NO CEARÁ DA DÉCADA DE 1930
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118928 "edicao_id" => 361 "trabalho_id" => 6774 "inscrito_id" => 14708 "titulo" => "REVISTA "EDUCAÇÃO NOVA": DEBATES EDUCACIONAIS EM IMPRESSOS PEDAGÓGICOS NO CEARÁ DA DÉCADA DE 1930" "resumo" => "No final do século XIX e início do século XX, ao passo em que os discursos sobre a educação no Brasil ganhavam corpo, crescia também a necessidade de veículos especializados que pudessem ampliar tal debate. Assim, a fundação e a publicação de revistas que discutiam questões referentes ao ensino e à educação, se tornaram gradativamente mais frequentes. É nesse contexto que intelectuais cearenses priorizaram a criação de um veículo de informações que servisse como instrumento de divulgação de seus debates e como espaço para construir a sociedade que ansiavam, por intermédio da educação. Desse modo, surge, em 1932, a Revista Educação Nova, descrita por Filgueiras Lima como um órgão de publicidade especializado em assuntos educacionais, cuja razão de existência era, como expôs o próprio Filgueiras Lima, um aparelho de promoção dos ideais sobre a educação e sua circulação no meio cearense. Embora o seu surgimento se deva muito à iniciativa de professores e à colaboração de intelectuais independentes, a revista mencionada era publicada como Revista Pedagógica sob os auspícios da Diretoria Geral da Instrução Pública do Ceará. Essa pesquisa, portanto, objetiva investigar as nuances do universo educacional que se buscava construir no Ceará naquele momento, a partir da análise criteriosa da Revista Educação Nova. Em relação aos elementos metodológicos desta pesquisa, que se caracteriza por uma abordagem qualitativa, do tipo documental, ressalta-se a relevância da imprensa educacional como fonte histórica, que possibilita a percepção da análise das iniciativas locais, dos debates regionais e das necessidades mais cotidianas de professores e instituições de ensino. Como resultados iniciais, destacamos que, a partir das problemáticas selecionadas e levantadas pelo periódico, é possível compreender diferentes faces e perspectivas pedagógicas construídas por professores intelectuais cearenses no período." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14708_TB6774_26102024145903.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:52:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA NASCIMENTO DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "biancanascf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:52:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118928 "edicao_id" => 361 "trabalho_id" => 6774 "inscrito_id" => 14708 "titulo" => "REVISTA "EDUCAÇÃO NOVA": DEBATES EDUCACIONAIS EM IMPRESSOS PEDAGÓGICOS NO CEARÁ DA DÉCADA DE 1930" "resumo" => "No final do século XIX e início do século XX, ao passo em que os discursos sobre a educação no Brasil ganhavam corpo, crescia também a necessidade de veículos especializados que pudessem ampliar tal debate. Assim, a fundação e a publicação de revistas que discutiam questões referentes ao ensino e à educação, se tornaram gradativamente mais frequentes. É nesse contexto que intelectuais cearenses priorizaram a criação de um veículo de informações que servisse como instrumento de divulgação de seus debates e como espaço para construir a sociedade que ansiavam, por intermédio da educação. Desse modo, surge, em 1932, a Revista Educação Nova, descrita por Filgueiras Lima como um órgão de publicidade especializado em assuntos educacionais, cuja razão de existência era, como expôs o próprio Filgueiras Lima, um aparelho de promoção dos ideais sobre a educação e sua circulação no meio cearense. Embora o seu surgimento se deva muito à iniciativa de professores e à colaboração de intelectuais independentes, a revista mencionada era publicada como Revista Pedagógica sob os auspícios da Diretoria Geral da Instrução Pública do Ceará. Essa pesquisa, portanto, objetiva investigar as nuances do universo educacional que se buscava construir no Ceará naquele momento, a partir da análise criteriosa da Revista Educação Nova. Em relação aos elementos metodológicos desta pesquisa, que se caracteriza por uma abordagem qualitativa, do tipo documental, ressalta-se a relevância da imprensa educacional como fonte histórica, que possibilita a percepção da análise das iniciativas locais, dos debates regionais e das necessidades mais cotidianas de professores e instituições de ensino. Como resultados iniciais, destacamos que, a partir das problemáticas selecionadas e levantadas pelo periódico, é possível compreender diferentes faces e perspectivas pedagógicas construídas por professores intelectuais cearenses no período." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14708_TB6774_26102024145903.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:52:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA NASCIMENTO DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "biancanascf@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:52:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 361 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "logo" => null "capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "timbrado" => "679102144e994_22012025113500.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 361 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "logo" => null "capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "timbrado" => "679102144e994_22012025113500.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 230 "edicao_id" => 361 "codigo" => "978-65-5222-009-7" "capa" => "6791021451dd2_22012025113500.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ A História da Educação é um campo de estudo e de pesquisa que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao presente e lançando luz sobre os desafios educacionais do futuro. Por meio das práticas de pesquisa na área podemos compreender como diferentes contextos sociais, culturais e políticos moldaram práticas pedagógicas, sistemas escolares e as relações entre educação e sociedade. Neste sentido, com intuito de elucidar as complexidades dessas relações em diversos tempos e espaços é que apresentamos esta coletânea de artigos, uma iniciativa que visa promover a reflexão e o debate sobre temas centrais para a História da Educação, reunindo contribuições significativas de pesquisadores da área. <br />\r\n Esta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um público diverso, incluindo alunos de graduação, pós-graduandos, professores e pesquisadores especializados que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a História da Educação. Cada artigo reflete o esforço de seus autores em abordagens teóricas inovadoras com investigações históricas bem fundamentadas. Os textos que compõem este volume abordam uma ampla gama de temas, desde a memória e a utilização de tecnologias no ensino até a análise de políticas públicas educacionais em diferentes períodos e regiões do país. Outras contribuições destacam as pedagogias emergentes, os debates filosóficos sobre a infância e a educação, e as histórias das instituições escolares. <br />\r\n Ao longo desta coleção, percebemos o quanto a pesquisa em História da Educação é indispensável para compreender a educação em suas múltiplas dimensões. Ela não apenas relata episódios históricos e trajetórias de instituições e indivíduos, mas também amplia o olhar crítico sobre as práticas educativas contemporâneas, ajudando a questionar os pressupostos que as sustentam. É por meio dessa lente histórica que se torna possível construir uma educação mais consciente, inclusiva e externa para a transformações sociais.<br />\r\n Além disso, a coletânea destaca a riqueza metodológica e interdisciplinar da área. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, a antropologia, a política e a filosofia, revelando a fertilidade de um olhar que transcende os limites disciplinares. Essa diversidade metodológica reforça o caráter dinâmico e plural da História da Educação, que continuamente se renova ao incorporar novas perspectivas, temas e fontes.<br />\r\n Este trabalho só foi possível graças à colaboração de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratidão aos autores que, com suas pesquisas e reflexões, se desenvolveram para enriquecer esta coleção. Reconhecemos também o esforço dos organizadores, que não pouparam dedicação para garantir a qualidade e a coesão deste volume. Aos pareceristas, responsáveis pela avaliação criteriosa dos textos, e às instituições que apoiam direta ou indiretamente este projeto, nossos mais sinceros agradecimentos. <br />\r\n Que os leitores possam, ao percorrer estas páginas, encontrar inspirações e provocações que contribuam para enriquecer suas próprias perspectivas e práticas. Mais do que um conjunto de textos, esta coleção é um convite ao diálogo e à construção coletiva de um campo de saber que não apenas interpreta o mundo, mas também contribui para transformá-lo.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n JOÃO ANTÔNIO DE SOUZA """ "conselho_editorial" => """ LÍGIA MARIA SILVA SOUSA<br />\r\n RICARDO TEIXEIRA DA SILVA<br />\r\n JOÃO ANTONIO DE SOUSA LIRA<br />\r\n JANAINA DE ARAUJO PIMENTA<br />\r\n CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA<br />\r\n ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE<br />\r\n ÍCARO DIAS CRUZ<br />\r\n WALTER RODRIGUES MARQUES<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n LEONARDO JOSÉ FREIRE CABÓ MARTINS<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA<br />\r\n THAMYRYS FERNANDA CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67929e6649dd8_23012025165414.pdf" "arquivo" => "29012025080930-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 230 "edicao_id" => 361 "codigo" => "978-65-5222-009-7" "capa" => "6791021451dd2_22012025113500.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ A História da Educação é um campo de estudo e de pesquisa que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao presente e lançando luz sobre os desafios educacionais do futuro. Por meio das práticas de pesquisa na área podemos compreender como diferentes contextos sociais, culturais e políticos moldaram práticas pedagógicas, sistemas escolares e as relações entre educação e sociedade. Neste sentido, com intuito de elucidar as complexidades dessas relações em diversos tempos e espaços é que apresentamos esta coletânea de artigos, uma iniciativa que visa promover a reflexão e o debate sobre temas centrais para a História da Educação, reunindo contribuições significativas de pesquisadores da área. <br />\r\n Esta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um público diverso, incluindo alunos de graduação, pós-graduandos, professores e pesquisadores especializados que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a História da Educação. Cada artigo reflete o esforço de seus autores em abordagens teóricas inovadoras com investigações históricas bem fundamentadas. Os textos que compõem este volume abordam uma ampla gama de temas, desde a memória e a utilização de tecnologias no ensino até a análise de políticas públicas educacionais em diferentes períodos e regiões do país. Outras contribuições destacam as pedagogias emergentes, os debates filosóficos sobre a infância e a educação, e as histórias das instituições escolares. <br />\r\n Ao longo desta coleção, percebemos o quanto a pesquisa em História da Educação é indispensável para compreender a educação em suas múltiplas dimensões. Ela não apenas relata episódios históricos e trajetórias de instituições e indivíduos, mas também amplia o olhar crítico sobre as práticas educativas contemporâneas, ajudando a questionar os pressupostos que as sustentam. É por meio dessa lente histórica que se torna possível construir uma educação mais consciente, inclusiva e externa para a transformações sociais.<br />\r\n Além disso, a coletânea destaca a riqueza metodológica e interdisciplinar da área. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, a antropologia, a política e a filosofia, revelando a fertilidade de um olhar que transcende os limites disciplinares. Essa diversidade metodológica reforça o caráter dinâmico e plural da História da Educação, que continuamente se renova ao incorporar novas perspectivas, temas e fontes.<br />\r\n Este trabalho só foi possível graças à colaboração de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratidão aos autores que, com suas pesquisas e reflexões, se desenvolveram para enriquecer esta coleção. Reconhecemos também o esforço dos organizadores, que não pouparam dedicação para garantir a qualidade e a coesão deste volume. Aos pareceristas, responsáveis pela avaliação criteriosa dos textos, e às instituições que apoiam direta ou indiretamente este projeto, nossos mais sinceros agradecimentos. <br />\r\n Que os leitores possam, ao percorrer estas páginas, encontrar inspirações e provocações que contribuam para enriquecer suas próprias perspectivas e práticas. Mais do que um conjunto de textos, esta coleção é um convite ao diálogo e à construção coletiva de um campo de saber que não apenas interpreta o mundo, mas também contribui para transformá-lo.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n JOÃO ANTÔNIO DE SOUZA """ "conselho_editorial" => """ LÍGIA MARIA SILVA SOUSA<br />\r\n RICARDO TEIXEIRA DA SILVA<br />\r\n JOÃO ANTONIO DE SOUSA LIRA<br />\r\n JANAINA DE ARAUJO PIMENTA<br />\r\n CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA<br />\r\n ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE<br />\r\n ÍCARO DIAS CRUZ<br />\r\n WALTER RODRIGUES MARQUES<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n LEONARDO JOSÉ FREIRE CABÓ MARTINS<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA<br />\r\n THAMYRYS FERNANDA CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67929e6649dd8_23012025165414.pdf" "arquivo" => "29012025080930-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }