ENSINANDO E APRENDENDO COM AS PRETAS: OUTRAS POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE INTELECTUAIS NEGRAS
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119007 "edicao_id" => 364 "trabalho_id" => 7865 "inscrito_id" => 19040 "titulo" => "ENSINANDO E APRENDENDO COM AS PRETAS: OUTRAS POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE INTELECTUAIS NEGRAS" "resumo" => "Nesse estudo nos propomos a pensar na gestação dos saberes, dos frutos, dos futuros e possibilidades para um fazer educacional, que vai na direção de uma ideia de valorização das potências da população negra, o que não significa que queremos simplesmente esquecer as opressões vividas no passado e no presente, mas mostrar que é possível contar a nossa história para além das nossas dores. Para além de resistir e ressignificar, a proposta que nos mobiliza nessas linhas, é pensarmos o quanto intelectuais negras tanto brasileiras quanto estrangeiras, nos apresentam possibilidades de caminhos rumo a uma educação emancipatória, de modo que vários corpos, vozes e experiências possam se reconhecer nos processos educativos. Dentre as intelectuais escolhidas para fazermos esse percurso contamos com Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Angela Davis, bell hooks entre outras que nos mostraram que esse caminho é possível e que passa por um trabalho coletivo e que leve em consideração as múltiplas experiências, que emerja as nossas potencialidades, na construção de um saber que se faz de forma racional e emocional. Diante disso, essas teóricas também nos ensinam a importância de se construir saberes para além do Norte, que o conhecimento também se encontra no Sul e que ele pode ter uma ‘’cara preta e indígena’’." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID19040_TB7865_30092024200907.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:00:00" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA QUINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CINTIA QUINA" "autor_email" => "cintiahdehistoria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relaces-etnico-raciais-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT6" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791034ec2e26_22012025114014.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 17:00:01" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119007 "edicao_id" => 364 "trabalho_id" => 7865 "inscrito_id" => 19040 "titulo" => "ENSINANDO E APRENDENDO COM AS PRETAS: OUTRAS POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE INTELECTUAIS NEGRAS" "resumo" => "Nesse estudo nos propomos a pensar na gestação dos saberes, dos frutos, dos futuros e possibilidades para um fazer educacional, que vai na direção de uma ideia de valorização das potências da população negra, o que não significa que queremos simplesmente esquecer as opressões vividas no passado e no presente, mas mostrar que é possível contar a nossa história para além das nossas dores. Para além de resistir e ressignificar, a proposta que nos mobiliza nessas linhas, é pensarmos o quanto intelectuais negras tanto brasileiras quanto estrangeiras, nos apresentam possibilidades de caminhos rumo a uma educação emancipatória, de modo que vários corpos, vozes e experiências possam se reconhecer nos processos educativos. Dentre as intelectuais escolhidas para fazermos esse percurso contamos com Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Angela Davis, bell hooks entre outras que nos mostraram que esse caminho é possível e que passa por um trabalho coletivo e que leve em consideração as múltiplas experiências, que emerja as nossas potencialidades, na construção de um saber que se faz de forma racional e emocional. Diante disso, essas teóricas também nos ensinam a importância de se construir saberes para além do Norte, que o conhecimento também se encontra no Sul e que ele pode ter uma ‘’cara preta e indígena’’." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID19040_TB7865_30092024200907.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:00:00" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTIA QUINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CINTIA QUINA" "autor_email" => "cintiahdehistoria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relaces-etnico-raciais-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT6" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791034ec2e26_22012025114014.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 17:00:01" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 364 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-e-relaces-etnico-raciais-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT6" "logo" => null "capa" => "6791034ec2e26_22012025114014.jpg" "timbrado" => "6791034ec41a6_22012025114014.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 17:00:01" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:00" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 364 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-e-relaces-etnico-raciais-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT6" "logo" => null "capa" => "6791034ec2e26_22012025114014.jpg" "timbrado" => "6791034ec41a6_22012025114014.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 17:00:01" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:00" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 233 "edicao_id" => 364 "codigo" => "978-65-5222-011-0" "capa" => "6791034ec69de_22012025114014.png" "titulo" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)" "prefacio" => """ Mojubá!<br />\r\n Em sua décima edição, o X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado em Fortaleza (CE), nos dias 19 a 21 de setembro de 2024, reuniu pensadores, pesquisadores, educadores e estudantes para refletir sobre os “Contrastes, diversidade e inclusão: a educação no próximo decênio. Como resultado desses debates, este e-book nos revela preciosos trabalhos que contribuíram nesta discussão.<br />\r\n No Grupo de Trabalho (GT-06), voltado para a “Educação e Relações Étnico-raciais”, coordenado por mim, os trabalhos avaliados (por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores dedicados, que aprecio e agradeço) e apresentados durante o evento demonstraram o quanto a pesquisa neste campo tem, a cada ano, se diversificado e compreendido a importância das relações étnico-raciais em todos os campos da educação: dentro e fora da escola, na gestão, na formação de professores, nos currículos, nas disciplinas, em todas as etapas, modalidades, eixos e níveis. Por isso, este lugar privilegiado de pensar coletivamente as relações étnico-raciais no próximo decênio.<br />\r\n Com a implementação da Lei n.º 10.639/2003, nas duas últimas décadas, houve mudanças educativas significativas, diante da obrigatoriedade da legislação; embora ainda haja um coletivo inerte que se opõe à compreensão dessa lei como um direito, os trabalhos neste GT demonstraram que educadoras e educadores têm construído uma cultura em prol de uma educação antirracista de respeito aos direitos humanos e às diferenças. Os capítulos aqui selecionados trazem pesquisas, em diferentes campos, metodologias e etapas, que buscam ratificar o espaço expressivo e o lugar comprometido que a prática pedagógica em prol das relações étnico-raciais tem ocupado, que também envolve uma postura não omissa, capaz de interferir em valores, posturas, estigmas e julgamentos excludentes presentes na educação. <br />\r\n Assim, como propõe o título, os contrastes precisam ser abordados e revelados porque compõem a diversidade étnico-racial que, por sua vez, exige inclusão presente e legítima em todos os espaços educativos. Esses três quesitos se entrelaçam nos capítulos apresentados. Todas, todos e todes estão convidados a apreciá-los, ler, reler e conversar com autoras e autores. Não deixem a oportunidade passar em debater, mais uma vez, a educação para o próximo decênio. Vocês são convidados a fazer (e tomar) parte!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n DENISE LIMA """ "conselho_editorial" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n DENISE MARIA SOARES LIMA<br />\r\n LILIAN MARIA DA SILVA MELLO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES<br />\r\n THAMARA FIGUEIREDO<br />\r\n HEDGARD RODRIGUES DA SILVA<br />\r\n TEREZA LUIZA DE FRANÇA<br />\r\n ANA RITA DE CÁSSIA SILVA OLIVEIRA<br />\r\n CHRISTINA PEREIRA DA SILVA<br />\r\n FÁBIO CARLOS VIEIRA PINTO<br />\r\n CRISTIANE SOUSA DA SILVA<br />\r\n RAFAEL MASCARENHAS MATOS<br />\r\n RODRIGO WANTUIR ALVES DE ARAÚJO<br />\r\n GABRIELE DA SILVA ANTUNES<br />\r\n DAVISON DA SILVA SOUZA """ "ficha_catalografica" => "6793dbaf5c4f7_24012025152759.pdf" "arquivo" => "28012025165721-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL-3.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 17:00:01" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:00" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 233 "edicao_id" => 364 "codigo" => "978-65-5222-011-0" "capa" => "6791034ec69de_22012025114014.png" "titulo" => "CONEDU - Educação e relações étnico-raciais (Vol.3)" "prefacio" => """ Mojubá!<br />\r\n Em sua décima edição, o X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado em Fortaleza (CE), nos dias 19 a 21 de setembro de 2024, reuniu pensadores, pesquisadores, educadores e estudantes para refletir sobre os “Contrastes, diversidade e inclusão: a educação no próximo decênio. Como resultado desses debates, este e-book nos revela preciosos trabalhos que contribuíram nesta discussão.<br />\r\n No Grupo de Trabalho (GT-06), voltado para a “Educação e Relações Étnico-raciais”, coordenado por mim, os trabalhos avaliados (por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores dedicados, que aprecio e agradeço) e apresentados durante o evento demonstraram o quanto a pesquisa neste campo tem, a cada ano, se diversificado e compreendido a importância das relações étnico-raciais em todos os campos da educação: dentro e fora da escola, na gestão, na formação de professores, nos currículos, nas disciplinas, em todas as etapas, modalidades, eixos e níveis. Por isso, este lugar privilegiado de pensar coletivamente as relações étnico-raciais no próximo decênio.<br />\r\n Com a implementação da Lei n.º 10.639/2003, nas duas últimas décadas, houve mudanças educativas significativas, diante da obrigatoriedade da legislação; embora ainda haja um coletivo inerte que se opõe à compreensão dessa lei como um direito, os trabalhos neste GT demonstraram que educadoras e educadores têm construído uma cultura em prol de uma educação antirracista de respeito aos direitos humanos e às diferenças. Os capítulos aqui selecionados trazem pesquisas, em diferentes campos, metodologias e etapas, que buscam ratificar o espaço expressivo e o lugar comprometido que a prática pedagógica em prol das relações étnico-raciais tem ocupado, que também envolve uma postura não omissa, capaz de interferir em valores, posturas, estigmas e julgamentos excludentes presentes na educação. <br />\r\n Assim, como propõe o título, os contrastes precisam ser abordados e revelados porque compõem a diversidade étnico-racial que, por sua vez, exige inclusão presente e legítima em todos os espaços educativos. Esses três quesitos se entrelaçam nos capítulos apresentados. Todas, todos e todes estão convidados a apreciá-los, ler, reler e conversar com autoras e autores. Não deixem a oportunidade passar em debater, mais uma vez, a educação para o próximo decênio. Vocês são convidados a fazer (e tomar) parte!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n DENISE LIMA """ "conselho_editorial" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n DENISE MARIA SOARES LIMA<br />\r\n LILIAN MARIA DA SILVA MELLO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES<br />\r\n THAMARA FIGUEIREDO<br />\r\n HEDGARD RODRIGUES DA SILVA<br />\r\n TEREZA LUIZA DE FRANÇA<br />\r\n ANA RITA DE CÁSSIA SILVA OLIVEIRA<br />\r\n CHRISTINA PEREIRA DA SILVA<br />\r\n FÁBIO CARLOS VIEIRA PINTO<br />\r\n CRISTIANE SOUSA DA SILVA<br />\r\n RAFAEL MASCARENHAS MATOS<br />\r\n RODRIGO WANTUIR ALVES DE ARAÚJO<br />\r\n GABRIELE DA SILVA ANTUNES<br />\r\n DAVISON DA SILVA SOUZA """ "ficha_catalografica" => "6793dbaf5c4f7_24012025152759.pdf" "arquivo" => "28012025165721-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL-3.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 17:00:01" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:00" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }