Artigo CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-017-2

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS: DESAFIOS ENCONTRADOS POR PROFISSIONAIS NO ÂMBITO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119148
    "edicao_id" => 369
    "trabalho_id" => 2782
    "inscrito_id" => 10727
    "titulo" => "INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS: DESAFIOS ENCONTRADOS POR PROFISSIONAIS NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: De fato, a mera inserção das crianças com algum tipo de deficiências no ambiente escolar compartilhando do mesmo espaço que outras crianças “ditas normais”, não as qualificam como um processo de inclusão. OBJETIVO: O objetivo da pesquisa é Compreender os principais desafios encontradas por orientadores educacionais na inclusão de crianças com deficiências no âmbito escolar. MÉTODOS: Público alvo: Orientadores educacionais pertencentes as escolas da rede pública do Município de Nova Iguaçu. O Instrumento de coleta de dados foi: um questionário semiestruturado, que serviu para verificar e avaliar os principais desafios encontradas por orientadores educacionais na inclusão de crianças com deficiências no âmbito escolar. Os aspectos éticos são: parecer de Aprovação: 5.795.694 CAAE: 65219222.7.0000.8044. Na pesquisa qualitativa, foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin, e a parte quantitativa foi analisada através do programa Excel. RESULTADOS: Foram entrevistadas 27 orientadores, todos do sexo feminino. A idade variou dos 30 aos 68 anos. O tempo de trabalho como orientador vai de 1 à 20 anos. A maioria das orientadoras respondentes dizem que o projeto político pedagógico da escola não estabelece um trabalho voltado para inclusão e que não oferece capacitação em relação a estudo sobre o processo de inclusão. Quando se pergunta quais as maiores dificuldades que existem em se aplicar os recursos que proporcionam aprendizagem para os alunos atípicos, dentro de um processo inclusivo, encontramos variadas respostas, como a falta de conhecimento por parte dos professores, a falta de recursos físicos e profissionais, como agentes de apoio em um quantitativo adequado. CONCLUSÃO: Observamos que as maiores dificuldades encontradas no processo de inclusão escolar e a falta da capacitação dos professores regentes das turmas, a falta de políticas públicas adequadas, falta de recursos de físicos e profissional adequado e em quantitativo ideal para suprir a realização de uma inclusão adequada."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10727_TB2782_26102024210532.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:13:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA ALESSANDRA DE SOUZA MANTILLA GIEHL"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulamantilla72@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:54:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119148
    "edicao_id" => 369
    "trabalho_id" => 2782
    "inscrito_id" => 10727
    "titulo" => "INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS: DESAFIOS ENCONTRADOS POR PROFISSIONAIS NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: De fato, a mera inserção das crianças com algum tipo de deficiências no ambiente escolar compartilhando do mesmo espaço que outras crianças “ditas normais”, não as qualificam como um processo de inclusão. OBJETIVO: O objetivo da pesquisa é Compreender os principais desafios encontradas por orientadores educacionais na inclusão de crianças com deficiências no âmbito escolar. MÉTODOS: Público alvo: Orientadores educacionais pertencentes as escolas da rede pública do Município de Nova Iguaçu. O Instrumento de coleta de dados foi: um questionário semiestruturado, que serviu para verificar e avaliar os principais desafios encontradas por orientadores educacionais na inclusão de crianças com deficiências no âmbito escolar. Os aspectos éticos são: parecer de Aprovação: 5.795.694 CAAE: 65219222.7.0000.8044. Na pesquisa qualitativa, foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin, e a parte quantitativa foi analisada através do programa Excel. RESULTADOS: Foram entrevistadas 27 orientadores, todos do sexo feminino. A idade variou dos 30 aos 68 anos. O tempo de trabalho como orientador vai de 1 à 20 anos. A maioria das orientadoras respondentes dizem que o projeto político pedagógico da escola não estabelece um trabalho voltado para inclusão e que não oferece capacitação em relação a estudo sobre o processo de inclusão. Quando se pergunta quais as maiores dificuldades que existem em se aplicar os recursos que proporcionam aprendizagem para os alunos atípicos, dentro de um processo inclusivo, encontramos variadas respostas, como a falta de conhecimento por parte dos professores, a falta de recursos físicos e profissionais, como agentes de apoio em um quantitativo adequado. CONCLUSÃO: Observamos que as maiores dificuldades encontradas no processo de inclusão escolar e a falta da capacitação dos professores regentes das turmas, a falta de políticas públicas adequadas, falta de recursos de físicos e profissional adequado e em quantitativo ideal para suprir a realização de uma inclusão adequada."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10727_TB2782_26102024210532.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:13:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA ALESSANDRA DE SOUZA MANTILLA GIEHL"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulamantilla72@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:54:04"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 369
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11"
        "logo" => null
        "capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png"
        "timbrado" => "6791074c7f5af_22012025115716.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:54:04"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 369
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "-inclusao-direitos-humanos-e-interculturalidade-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT11"
        "logo" => null
        "capa" => "67910715cc8bb_22012025115621.png"
        "timbrado" => "6791074c7f5af_22012025115716.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:54:04"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 238
                "edicao_id" => 369
                "codigo" => "978-65-5222-017-2"
                "capa" => "67910715d352c_22012025115621.png"
                "titulo" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Nos &uacute;ltimos anos, temas como inclus&atilde;o, direitos humanos e interculturalidade t&ecirc;m ganhado cada vez mais relev&acirc;ncia e despertado a aten&ccedil;&atilde;o de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sens&iacute;vel e engajada, tratar dessas quest&otilde;es essenciais, promovendo uma reflex&atilde;o profunda sobre como constru&iacute;mos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n
                  A inclus&atilde;o &eacute; um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discuss&otilde;es sobre como o respeito &agrave;s diferen&ccedil;as &eacute; um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualit&aacute;ria, e como os direitos humanos oferecem a base necess&aacute;ria para a constru&ccedil;&atilde;o de um mundo no qual todos, sem exce&ccedil;&atilde;o, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n
                  Ao mesmo tempo, o di&aacute;logo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de constru&ccedil;&atilde;o coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrela&ccedil;am e desafiam, diariamente, nossas concep&ccedil;&otilde;es de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade &eacute; abordada como uma pr&aacute;tica de respeito m&uacute;tuo e de valoriza&ccedil;&atilde;o das diversas perspectivas culturais, fomentando a conviv&ecirc;ncia pac&iacute;fica e a coopera&ccedil;&atilde;o entre os povos.<br />\r\n
                  A obra que voc&ecirc; tem em m&atilde;os re&uacute;ne um conjunto de reflex&otilde;es, teorias e pr&aacute;ticas que visam n&atilde;o s&oacute; compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condi&ccedil;&otilde;es, mas tamb&eacute;m apontar caminhos para super&aacute;-las. Ela oferece uma vis&atilde;o abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a import&acirc;ncia da empatia e da justi&ccedil;a social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n
                  Convidamos voc&ecirc;, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das hist&oacute;rias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas pr&aacute;ticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem n&atilde;o apenas mudan&ccedil;as de pensamento, mas tamb&eacute;m a&ccedil;&otilde;es concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n
                  ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n
                  EDELMA TARGINO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e6120edd3_24012025161218.pdf"
                "arquivo" => "28012025164945-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:54:04"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 238
                "edicao_id" => 369
                "codigo" => "978-65-5222-017-2"
                "capa" => "67910715d352c_22012025115621.png"
                "titulo" => "CONEDU - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Nos &uacute;ltimos anos, temas como inclus&atilde;o, direitos humanos e interculturalidade t&ecirc;m ganhado cada vez mais relev&acirc;ncia e despertado a aten&ccedil;&atilde;o de educadores, pesquisadores e da sociedade como um todo. Esta obra busca, de forma sens&iacute;vel e engajada, tratar dessas quest&otilde;es essenciais, promovendo uma reflex&atilde;o profunda sobre como constru&iacute;mos, juntos, um mundo mais acolhedor e respeitoso para todos.<br />\r\n
                  A inclus&atilde;o &eacute; um direito fundamental, que garante a cada pessoa a oportunidade de participar plenamente da sociedade, independentemente de suas particularidades. Neste e-book, mergulhamos em discuss&otilde;es sobre como o respeito &agrave;s diferen&ccedil;as &eacute; um passo essencial para uma sociedade mais justa e igualit&aacute;ria, e como os direitos humanos oferecem a base necess&aacute;ria para a constru&ccedil;&atilde;o de um mundo no qual todos, sem exce&ccedil;&atilde;o, possam se sentir valorizados e seguros.<br />\r\n
                  Ao mesmo tempo, o di&aacute;logo intercultural emerge como um aspecto essencial neste processo de constru&ccedil;&atilde;o coletiva. Vivemos em um mundo globalizado, onde culturas e valores se entrela&ccedil;am e desafiam, diariamente, nossas concep&ccedil;&otilde;es de identidade e pertencimento. Aqui, a interculturalidade &eacute; abordada como uma pr&aacute;tica de respeito m&uacute;tuo e de valoriza&ccedil;&atilde;o das diversas perspectivas culturais, fomentando a conviv&ecirc;ncia pac&iacute;fica e a coopera&ccedil;&atilde;o entre os povos.<br />\r\n
                  A obra que voc&ecirc; tem em m&atilde;os re&uacute;ne um conjunto de reflex&otilde;es, teorias e pr&aacute;ticas que visam n&atilde;o s&oacute; compreender as barreiras enfrentadas por pessoas de diferentes origens e condi&ccedil;&otilde;es, mas tamb&eacute;m apontar caminhos para super&aacute;-las. Ela oferece uma vis&atilde;o abrangente e atualizada sobre os temas, destacando a import&acirc;ncia da empatia e da justi&ccedil;a social para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e plural.<br />\r\n
                  Convidamos voc&ecirc;, leitor, a refletir e agir, a partir do conhecimento e das hist&oacute;rias aqui apresentadas, contribuindo para que esses valores se tornem parte integrante de nossas pr&aacute;ticas cotidianas. Que os artigos aqui apresentados, inspirem n&atilde;o apenas mudan&ccedil;as de pensamento, mas tamb&eacute;m a&ccedil;&otilde;es concretas em prol de uma sociedade que acolha a todos com dignidade e respeito.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Boa leitura!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PATR&Iacute;CIA CRISTINA DE ARAG&Atilde;O<br />\r\n
                  APARECIDA BASSOLI MACHADO<br />\r\n
                  CHRISTIANE MURY GOMES<br />\r\n
                  LUCIMARA DEST&Eacute;FANI DE SOUZA PENHA<br />\r\n
                  ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  PALOMA REZENDE DE OLIVEIRA<br />\r\n
                  DEDILENE ALVES DE JESUS<br />\r\n
                  PAULO CESAR RIBEIRO JUNIOR<br />\r\n
                  MONICA CRUZ VIEIRA MENDON&Ccedil;A<br />\r\n
                  CARLA MARIA NOGUEIRA DE CARVALHO<br />\r\n
                  LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO<br />\r\n
                  EDELMA TARGINO<br />\r\n
                  CRISTINA HILL FAVERO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e6120edd3_24012025161218.pdf"
                "arquivo" => "28012025164945-CONEDU---INCLUSAO--DIREITOS-HUMANOS-E-INTERCULTURA.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:54:04"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

INTRODUÇÃO: De fato, a mera inserção das crianças com algum tipo de deficiências no ambiente escolar compartilhando do mesmo espaço que outras crianças “ditas normais”, não as qualificam como um processo de inclusão. OBJETIVO: O objetivo da pesquisa é Compreender os principais desafios encontradas por orientadores educacionais na inclusão de crianças com deficiências no âmbito escolar. MÉTODOS: Público alvo: Orientadores educacionais pertencentes as escolas da rede pública do Município de Nova Iguaçu. O Instrumento de coleta de dados foi: um questionário semiestruturado, que serviu para verificar e avaliar os principais desafios encontradas por orientadores educacionais na inclusão de crianças com deficiências no âmbito escolar. Os aspectos éticos são: parecer de Aprovação: 5.795.694 CAAE: 65219222.7.0000.8044. Na pesquisa qualitativa, foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin, e a parte quantitativa foi analisada através do programa Excel. RESULTADOS: Foram entrevistadas 27 orientadores, todos do sexo feminino. A idade variou dos 30 aos 68 anos. O tempo de trabalho como orientador vai de 1 à 20 anos. A maioria das orientadoras respondentes dizem que o projeto político pedagógico da escola não estabelece um trabalho voltado para inclusão e que não oferece capacitação em relação a estudo sobre o processo de inclusão. Quando se pergunta quais as maiores dificuldades que existem em se aplicar os recursos que proporcionam aprendizagem para os alunos atípicos, dentro de um processo inclusivo, encontramos variadas respostas, como a falta de conhecimento por parte dos professores, a falta de recursos físicos e profissionais, como agentes de apoio em um quantitativo adequado. CONCLUSÃO: Observamos que as maiores dificuldades encontradas no processo de inclusão escolar e a falta da capacitação dos professores regentes das turmas, a falta de políticas públicas adequadas, falta de recursos de físicos e profissional adequado e em quantitativo ideal para suprir a realização de uma inclusão adequada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.