Artigo CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-013-4

TARARACA: REVELAÇÕES DE SENTIDOS E EFEITOS NA DIGNIDADE HUMANA DE MULHERES MARISQUEIRAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119189
    "edicao_id" => 370
    "trabalho_id" => 7970
    "inscrito_id" => 939
    "titulo" => "TARARACA: REVELAÇÕES DE SENTIDOS E EFEITOS NA DIGNIDADE HUMANA DE MULHERES MARISQUEIRAS"
    "resumo" => "O trabalho apresenta um recorte de pesquisa em andamento, intitulada Mídias na pesquisa Constelações analíticas do direito à educação em contextos históricos: revelações de sentidos e efeitos na dignidade humana, desenvolvida por pesquisadores do Grupo Aprendizados ao longo da vida, sujeitos, políticas, processos educativos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Objetiva compreender emoções e sentimentos relatados por sujeitos jovens e adultos, de diferentes grupos sociais, interditados no exercício do direito à educação em qualquer fase da vida, e tem como um de seus instrumentos principais, a realização de entrevistas compreensivas, conforme definição adotada por Kaufmann (2013), como suporte à metodologia de história oral. Nas entrevistas compreensivas, gravadas em vídeos e/ou áudios, jovens e adultos rememoram suas histórias, demonstrando razões e significados dessa interdição em suas vidas. A pesquisa elege como categoria analítica principal, o sofrimento ético-político, proposto pela psicóloga Baden Sawaia (2009), uma concepção constitutiva de pessoas que vivem ou viveram injustiças sociais, compreendida como a dor, caracterizada pelo sentimento de desvalor, de subalternidade e de humilhação, especialmente no que se refere a interdição do direito à educação, situação vivenciada pelos sujeitos entrevistados, intencionando complexificar a compreensão do que é dor (perspectiva individual) e do que é sofrimento (perspectiva coletiva) na existência social e humana. Neste recorte, apresento uma roda de conversa realizada em 2022, com um grupo formado em maioria por mulheres, na região da Tararaca, na Grande Japuíba, município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, como parte do trabalho de campo relacionado à pesquisa. A riqueza de detalhes contidos nas narrativas e as questões que dela emergem, ajudam a problematizar as formulações de Sawaia, na multiplicidade de vivências e interpretações possíveis, resultando em algumas possíveis respostas as questões formuladas no decorrer da pesquisa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID939_TB7970_27102024203650.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:16:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA BANDEIRA BARCELOS"
    "autor_nome_curto" => "Luciana Bandeir"
    "autor_email" => "lubbarcelosrj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119189
    "edicao_id" => 370
    "trabalho_id" => 7970
    "inscrito_id" => 939
    "titulo" => "TARARACA: REVELAÇÕES DE SENTIDOS E EFEITOS NA DIGNIDADE HUMANA DE MULHERES MARISQUEIRAS"
    "resumo" => "O trabalho apresenta um recorte de pesquisa em andamento, intitulada Mídias na pesquisa Constelações analíticas do direito à educação em contextos históricos: revelações de sentidos e efeitos na dignidade humana, desenvolvida por pesquisadores do Grupo Aprendizados ao longo da vida, sujeitos, políticas, processos educativos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Objetiva compreender emoções e sentimentos relatados por sujeitos jovens e adultos, de diferentes grupos sociais, interditados no exercício do direito à educação em qualquer fase da vida, e tem como um de seus instrumentos principais, a realização de entrevistas compreensivas, conforme definição adotada por Kaufmann (2013), como suporte à metodologia de história oral. Nas entrevistas compreensivas, gravadas em vídeos e/ou áudios, jovens e adultos rememoram suas histórias, demonstrando razões e significados dessa interdição em suas vidas. A pesquisa elege como categoria analítica principal, o sofrimento ético-político, proposto pela psicóloga Baden Sawaia (2009), uma concepção constitutiva de pessoas que vivem ou viveram injustiças sociais, compreendida como a dor, caracterizada pelo sentimento de desvalor, de subalternidade e de humilhação, especialmente no que se refere a interdição do direito à educação, situação vivenciada pelos sujeitos entrevistados, intencionando complexificar a compreensão do que é dor (perspectiva individual) e do que é sofrimento (perspectiva coletiva) na existência social e humana. Neste recorte, apresento uma roda de conversa realizada em 2022, com um grupo formado em maioria por mulheres, na região da Tararaca, na Grande Japuíba, município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, como parte do trabalho de campo relacionado à pesquisa. A riqueza de detalhes contidos nas narrativas e as questões que dela emergem, ajudam a problematizar as formulações de Sawaia, na multiplicidade de vivências e interpretações possíveis, resultando em algumas possíveis respostas as questões formuladas no decorrer da pesquisa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID939_TB7970_27102024203650.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:16:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA BANDEIRA BARCELOS"
    "autor_nome_curto" => "Luciana Bandeir"
    "autor_email" => "lubbarcelosrj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 370
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
        "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 370
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
        "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 239
                "edicao_id" => 370
                "codigo" => "978-65-5222-013-4"
                "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que chegamos ao X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (X Conedu)! A edi&ccedil;&atilde;o de 2024 teve como mote o tema &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, o evento contou com a participa&ccedil;&atilde;o de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o pa&iacute;s e do exterior. O GT 12 - Educa&ccedil;&atilde;o de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submiss&atilde;o de trabalhos, 1621 no total, sendo que, ap&oacute;s criteriosa avalia&ccedil;&atilde;o, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os n&uacute;meros s&atilde;o bastante significativos e nos alertam para a import&acirc;ncia e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros pa&iacute;ses do mundo a estabelecer o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todos, ainda na Constitui&ccedil;&atilde;o Pol&iacute;tica do Imp&eacute;rio do Brazil de 1824, algo t&atilde;o b&aacute;sico como ler e escrever um texto simples &eacute; inacess&iacute;vel para parcela consider&aacute;vel da popula&ccedil;&atilde;o (Brasil, 1824).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Passados 200 anos da garantia constitucional, o pa&iacute;s segue com 9,3 milh&otilde;es de analfabetos considerando a popula&ccedil;&atilde;o com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&iacute;stica (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic&iacute;lios (Pnad) sobre educa&ccedil;&atilde;o de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da popula&ccedil;&atilde;o n&atilde;o concluiu a escolaridade b&aacute;sica (IBGE, 2024).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Apesar do cen&aacute;rio estat&iacute;stico n&atilde;o ser nada animador, neste ebook o leitor ter&aacute; contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educa&ccedil;&atilde;o popular e com a Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em institui&ccedil;&otilde;es escolares e n&atilde;o-escolares com o ideal de fazer a diferen&ccedil;a na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Den&uacute;ncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estrat&eacute;gias para mascarar dados e desafios que sem mobiliza&ccedil;&atilde;o e controle social dificilmente ser&atilde;o vencidos tamb&eacute;m est&atilde;o presentes nos cap&iacute;tulos a seguir.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso pa&iacute;s, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Forte abra&ccedil;o e uma excelente leitura!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n
                  VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf"
                "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 239
                "edicao_id" => 370
                "codigo" => "978-65-5222-013-4"
                "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que chegamos ao X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (X Conedu)! A edi&ccedil;&atilde;o de 2024 teve como mote o tema &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, o evento contou com a participa&ccedil;&atilde;o de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o pa&iacute;s e do exterior. O GT 12 - Educa&ccedil;&atilde;o de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submiss&atilde;o de trabalhos, 1621 no total, sendo que, ap&oacute;s criteriosa avalia&ccedil;&atilde;o, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os n&uacute;meros s&atilde;o bastante significativos e nos alertam para a import&acirc;ncia e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros pa&iacute;ses do mundo a estabelecer o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todos, ainda na Constitui&ccedil;&atilde;o Pol&iacute;tica do Imp&eacute;rio do Brazil de 1824, algo t&atilde;o b&aacute;sico como ler e escrever um texto simples &eacute; inacess&iacute;vel para parcela consider&aacute;vel da popula&ccedil;&atilde;o (Brasil, 1824).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Passados 200 anos da garantia constitucional, o pa&iacute;s segue com 9,3 milh&otilde;es de analfabetos considerando a popula&ccedil;&atilde;o com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&iacute;stica (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic&iacute;lios (Pnad) sobre educa&ccedil;&atilde;o de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da popula&ccedil;&atilde;o n&atilde;o concluiu a escolaridade b&aacute;sica (IBGE, 2024).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Apesar do cen&aacute;rio estat&iacute;stico n&atilde;o ser nada animador, neste ebook o leitor ter&aacute; contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educa&ccedil;&atilde;o popular e com a Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em institui&ccedil;&otilde;es escolares e n&atilde;o-escolares com o ideal de fazer a diferen&ccedil;a na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Den&uacute;ncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estrat&eacute;gias para mascarar dados e desafios que sem mobiliza&ccedil;&atilde;o e controle social dificilmente ser&atilde;o vencidos tamb&eacute;m est&atilde;o presentes nos cap&iacute;tulos a seguir.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso pa&iacute;s, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Forte abra&ccedil;o e uma excelente leitura!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n
                  VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf"
                "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O trabalho apresenta um recorte de pesquisa em andamento, intitulada Mídias na pesquisa Constelações analíticas do direito à educação em contextos históricos: revelações de sentidos e efeitos na dignidade humana, desenvolvida por pesquisadores do Grupo Aprendizados ao longo da vida, sujeitos, políticas, processos educativos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Objetiva compreender emoções e sentimentos relatados por sujeitos jovens e adultos, de diferentes grupos sociais, interditados no exercício do direito à educação em qualquer fase da vida, e tem como um de seus instrumentos principais, a realização de entrevistas compreensivas, conforme definição adotada por Kaufmann (2013), como suporte à metodologia de história oral. Nas entrevistas compreensivas, gravadas em vídeos e/ou áudios, jovens e adultos rememoram suas histórias, demonstrando razões e significados dessa interdição em suas vidas. A pesquisa elege como categoria analítica principal, o sofrimento ético-político, proposto pela psicóloga Baden Sawaia (2009), uma concepção constitutiva de pessoas que vivem ou viveram injustiças sociais, compreendida como a dor, caracterizada pelo sentimento de desvalor, de subalternidade e de humilhação, especialmente no que se refere a interdição do direito à educação, situação vivenciada pelos sujeitos entrevistados, intencionando complexificar a compreensão do que é dor (perspectiva individual) e do que é sofrimento (perspectiva coletiva) na existência social e humana. Neste recorte, apresento uma roda de conversa realizada em 2022, com um grupo formado em maioria por mulheres, na região da Tararaca, na Grande Japuíba, município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, como parte do trabalho de campo relacionado à pesquisa. A riqueza de detalhes contidos nas narrativas e as questões que dela emergem, ajudam a problematizar as formulações de Sawaia, na multiplicidade de vivências e interpretações possíveis, resultando em algumas possíveis respostas as questões formuladas no decorrer da pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.