A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (2016-2022)
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119227 "edicao_id" => 372 "trabalho_id" => 1174 "inscrito_id" => 7687 "titulo" => "A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (2016-2022)" "resumo" => "A pesquisa em Educação Ambiental (EA) no Brasil tem sido um campo de crescente interesse e importância, refletindo a urgência de abordar questões ambientais em um contexto global. Dentro desse amplo domínio, o estudo da produção científica na área de Educação em Ciências (EC) assume um papel crucial. Por isso, o presente artigo surge como recorte de um trabalho de conclusão de curso e teve como objetivo analisar as pesquisas que focalizam a EA em seus conteúdos, publicados em periódicos da área brasileira de EC (2016-2020). Para tal, o estudo foi baseado numa análise prioritariamente quantitativa fundamentada nos princípios teóricos-metodológicos adaptados dos estudos métricos no campo da bibliometria e cienciometria. Foram consultados todos os artigos publicados entre 2016 e 2022 em cinco periódicos brasileiros da referida área, selecionando aqueles que focalizavam a EA. Com esse levantamento, investigamos os seguintes indicadores de produção científica: aspectos gerais e conteúdo. O perfil obtido com base nesses indicadores nos proporcionou alguns indicativos para compreensão das tendências da produção científica na área, o qual apontou que as pesquisas em EA, publicadas em periódicos da área de EC, apresentaram oscilações no período analisado, indicando uma tendência de decréscimo na produção. Além disso, evidenciamos que alguns focos temáticos, tais como a formação de professores e concepções/compreensões de conceitos, aglutinam uma maior quantidade de trabalhos do que outros, como currículo, por exemplo. Portanto, espera-se com esse trabalho proporcionar direcionamentos para futuras investigações." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID7687_TB1174_16102024150759.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:20:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIAN DOS SANTOS FONSECA" "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN" "autor_email" => "christianfonseca386@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119227 "edicao_id" => 372 "trabalho_id" => 1174 "inscrito_id" => 7687 "titulo" => "A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (2016-2022)" "resumo" => "A pesquisa em Educação Ambiental (EA) no Brasil tem sido um campo de crescente interesse e importância, refletindo a urgência de abordar questões ambientais em um contexto global. Dentro desse amplo domínio, o estudo da produção científica na área de Educação em Ciências (EC) assume um papel crucial. Por isso, o presente artigo surge como recorte de um trabalho de conclusão de curso e teve como objetivo analisar as pesquisas que focalizam a EA em seus conteúdos, publicados em periódicos da área brasileira de EC (2016-2020). Para tal, o estudo foi baseado numa análise prioritariamente quantitativa fundamentada nos princípios teóricos-metodológicos adaptados dos estudos métricos no campo da bibliometria e cienciometria. Foram consultados todos os artigos publicados entre 2016 e 2022 em cinco periódicos brasileiros da referida área, selecionando aqueles que focalizavam a EA. Com esse levantamento, investigamos os seguintes indicadores de produção científica: aspectos gerais e conteúdo. O perfil obtido com base nesses indicadores nos proporcionou alguns indicativos para compreensão das tendências da produção científica na área, o qual apontou que as pesquisas em EA, publicadas em periódicos da área de EC, apresentaram oscilações no período analisado, indicando uma tendência de decréscimo na produção. Além disso, evidenciamos que alguns focos temáticos, tais como a formação de professores e concepções/compreensões de conceitos, aglutinam uma maior quantidade de trabalhos do que outros, como currículo, por exemplo. Portanto, espera-se com esse trabalho proporcionar direcionamentos para futuras investigações." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID7687_TB1174_16102024150759.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:20:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIAN DOS SANTOS FONSECA" "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN" "autor_email" => "christianfonseca386@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 372 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-ambiental-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "logo" => null "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 372 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-ambiental-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "logo" => null "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 241 "edicao_id" => 372 "codigo" => "978-65-5222-012-7" "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png" "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "prefacio" => """ Prezado(a) leitor(a), <br />\r\n <br />\r\n O X Congresso Nacional de Educação (CONEDU) é uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educação no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educação Ambiental se destaca por seu caráter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educação Ambiental no país, destacando os avanços e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para construção de uma sociedade mais justa e sustentável. <br />\r\n <br />\r\n Este e-book documenta as produções desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) “Educação Ambiental”, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens teóricas e práticas da educação ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a exploração desordenada dos recursos naturais e a poluição, estão levando o planeta a uma degradação nunca antes vista, afetando diretamente serviços ecossistêmicos fundamentais à vida. Nesse cenário, a Educação Ambiental tem o desafio de buscar a resolução de problemas complexos, desde mudanças nas matrizes energéticas até mudanças de comportamento da sociedade. <br />\r\n <br />\r\n A Educação Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estratégica, com potencial de sensibilizar a população, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os capítulos a seguir trazem experiências importantes, que foram desenvolvidas desde a educação básica até o ensino superior, em ambientes formais e não formais, sendo possível compartilhar diferentes saberes e práticas que incentivam mudanças na educação ambiental. Esperamos que os capítulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educação Ambiental mais crítica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n MARIA DO CÉO RODRIGUES PESSOA<br />\r\n JOÃO PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n ANA LUISA ARAÚJO DE AMORIM<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL<br />\r\n MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n VICTÓRIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf" "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 241 "edicao_id" => 372 "codigo" => "978-65-5222-012-7" "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png" "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "prefacio" => """ Prezado(a) leitor(a), <br />\r\n <br />\r\n O X Congresso Nacional de Educação (CONEDU) é uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educação no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educação Ambiental se destaca por seu caráter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educação Ambiental no país, destacando os avanços e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para construção de uma sociedade mais justa e sustentável. <br />\r\n <br />\r\n Este e-book documenta as produções desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) “Educação Ambiental”, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens teóricas e práticas da educação ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a exploração desordenada dos recursos naturais e a poluição, estão levando o planeta a uma degradação nunca antes vista, afetando diretamente serviços ecossistêmicos fundamentais à vida. Nesse cenário, a Educação Ambiental tem o desafio de buscar a resolução de problemas complexos, desde mudanças nas matrizes energéticas até mudanças de comportamento da sociedade. <br />\r\n <br />\r\n A Educação Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estratégica, com potencial de sensibilizar a população, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os capítulos a seguir trazem experiências importantes, que foram desenvolvidas desde a educação básica até o ensino superior, em ambientes formais e não formais, sendo possível compartilhar diferentes saberes e práticas que incentivam mudanças na educação ambiental. Esperamos que os capítulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educação Ambiental mais crítica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n MARIA DO CÉO RODRIGUES PESSOA<br />\r\n JOÃO PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n ANA LUISA ARAÚJO DE AMORIM<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL<br />\r\n MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n VICTÓRIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf" "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }