Artigo CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-012-7

A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (2016-2022)

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 14 - Educação ambiental
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119227
    "edicao_id" => 372
    "trabalho_id" => 1174
    "inscrito_id" => 7687
    "titulo" => "A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (2016-2022)"
    "resumo" => "A pesquisa em Educação Ambiental (EA) no Brasil tem sido um campo de crescente interesse e importância, refletindo a urgência de abordar questões ambientais em um contexto global. Dentro desse amplo domínio, o estudo da produção científica na área de Educação em Ciências (EC) assume um papel crucial. Por isso, o presente artigo surge como recorte de um trabalho de conclusão de curso e teve como objetivo analisar as pesquisas que focalizam a EA em seus conteúdos, publicados em periódicos da área brasileira de EC (2016-2020). Para tal, o estudo foi baseado numa análise prioritariamente quantitativa fundamentada nos princípios teóricos-metodológicos adaptados dos estudos métricos no campo da bibliometria e cienciometria. Foram consultados todos os artigos publicados entre 2016 e 2022 em cinco periódicos brasileiros da referida área, selecionando aqueles que focalizavam a EA. Com esse levantamento, investigamos os seguintes indicadores de produção científica: aspectos gerais e conteúdo. O perfil obtido com base nesses indicadores nos proporcionou alguns indicativos para compreensão das tendências da produção científica na área, o qual apontou que as pesquisas em EA, publicadas em periódicos da área de EC, apresentaram oscilações no período analisado, indicando uma tendência de decréscimo na produção. Além disso, evidenciamos que alguns focos temáticos, tais como a formação de professores e concepções/compreensões de conceitos, aglutinam uma maior quantidade de trabalhos do que outros, como currículo, por exemplo. Portanto, espera-se com esse trabalho proporcionar direcionamentos para futuras investigações."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID7687_TB1174_16102024150759.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:20:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIAN DOS SANTOS FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN"
    "autor_email" => "christianfonseca386@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119227
    "edicao_id" => 372
    "trabalho_id" => 1174
    "inscrito_id" => 7687
    "titulo" => "A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (2016-2022)"
    "resumo" => "A pesquisa em Educação Ambiental (EA) no Brasil tem sido um campo de crescente interesse e importância, refletindo a urgência de abordar questões ambientais em um contexto global. Dentro desse amplo domínio, o estudo da produção científica na área de Educação em Ciências (EC) assume um papel crucial. Por isso, o presente artigo surge como recorte de um trabalho de conclusão de curso e teve como objetivo analisar as pesquisas que focalizam a EA em seus conteúdos, publicados em periódicos da área brasileira de EC (2016-2020). Para tal, o estudo foi baseado numa análise prioritariamente quantitativa fundamentada nos princípios teóricos-metodológicos adaptados dos estudos métricos no campo da bibliometria e cienciometria. Foram consultados todos os artigos publicados entre 2016 e 2022 em cinco periódicos brasileiros da referida área, selecionando aqueles que focalizavam a EA. Com esse levantamento, investigamos os seguintes indicadores de produção científica: aspectos gerais e conteúdo. O perfil obtido com base nesses indicadores nos proporcionou alguns indicativos para compreensão das tendências da produção científica na área, o qual apontou que as pesquisas em EA, publicadas em periódicos da área de EC, apresentaram oscilações no período analisado, indicando uma tendência de decréscimo na produção. Além disso, evidenciamos que alguns focos temáticos, tais como a formação de professores e concepções/compreensões de conceitos, aglutinam uma maior quantidade de trabalhos do que outros, como currículo, por exemplo. Portanto, espera-se com esse trabalho proporcionar direcionamentos para futuras investigações."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID7687_TB1174_16102024150759.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:20:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIAN DOS SANTOS FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "CHRISTIAN"
    "autor_email" => "christianfonseca386@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 372
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-ambiental-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg"
        "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 17:02:21"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 372
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-ambiental-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14"
        "logo" => null
        "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg"
        "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 17:02:21"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 241
                "edicao_id" => 372
                "codigo" => "978-65-5222-012-7"
                "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Prezado(a) leitor(a),&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU) &eacute; uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educa&ccedil;&atilde;o no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se destaca por seu car&aacute;ter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental no pa&iacute;s, destacando os avan&ccedil;os e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e sustent&aacute;vel.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book documenta as produ&ccedil;&otilde;es desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental&rdquo;, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas da educa&ccedil;&atilde;o ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a explora&ccedil;&atilde;o desordenada dos recursos naturais e a polui&ccedil;&atilde;o, est&atilde;o levando o planeta a uma degrada&ccedil;&atilde;o nunca antes vista, afetando diretamente servi&ccedil;os ecossist&ecirc;micos fundamentais &agrave; vida. Nesse cen&aacute;rio, a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental tem o desafio de buscar a resolu&ccedil;&atilde;o de problemas complexos, desde mudan&ccedil;as nas matrizes energ&eacute;ticas at&eacute; mudan&ccedil;as de comportamento da sociedade.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estrat&eacute;gica, com potencial de sensibilizar a popula&ccedil;&atilde;o, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os cap&iacute;tulos a seguir trazem experi&ecirc;ncias importantes, que foram desenvolvidas desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, em ambientes formais e n&atilde;o formais, sendo poss&iacute;vel compartilhar diferentes saberes e pr&aacute;ticas que incentivam mudan&ccedil;as na educa&ccedil;&atilde;o ambiental. Esperamos que os cap&iacute;tulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental mais cr&iacute;tica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JESSICA OLIVEIRA&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n
                  MARIA DO C&Eacute;O RODRIGUES PESSOA<br />\r\n
                  JO&Atilde;O PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n
                  ANA LUISA ARA&Uacute;JO DE AMORIM<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL<br />\r\n
                  MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n
                  RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n
                  ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n
                  VICT&Oacute;RIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n
                  JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n
                  FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf"
                "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 17:02:21"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 241
                "edicao_id" => 372
                "codigo" => "978-65-5222-012-7"
                "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Prezado(a) leitor(a),&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU) &eacute; uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educa&ccedil;&atilde;o no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se destaca por seu car&aacute;ter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental no pa&iacute;s, destacando os avan&ccedil;os e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e sustent&aacute;vel.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book documenta as produ&ccedil;&otilde;es desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental&rdquo;, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas da educa&ccedil;&atilde;o ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a explora&ccedil;&atilde;o desordenada dos recursos naturais e a polui&ccedil;&atilde;o, est&atilde;o levando o planeta a uma degrada&ccedil;&atilde;o nunca antes vista, afetando diretamente servi&ccedil;os ecossist&ecirc;micos fundamentais &agrave; vida. Nesse cen&aacute;rio, a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental tem o desafio de buscar a resolu&ccedil;&atilde;o de problemas complexos, desde mudan&ccedil;as nas matrizes energ&eacute;ticas at&eacute; mudan&ccedil;as de comportamento da sociedade.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estrat&eacute;gica, com potencial de sensibilizar a popula&ccedil;&atilde;o, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os cap&iacute;tulos a seguir trazem experi&ecirc;ncias importantes, que foram desenvolvidas desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, em ambientes formais e n&atilde;o formais, sendo poss&iacute;vel compartilhar diferentes saberes e pr&aacute;ticas que incentivam mudan&ccedil;as na educa&ccedil;&atilde;o ambiental. Esperamos que os cap&iacute;tulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental mais cr&iacute;tica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  JESSICA OLIVEIRA&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n
                  MARIA DO C&Eacute;O RODRIGUES PESSOA<br />\r\n
                  JO&Atilde;O PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n
                  ANA LUISA ARA&Uacute;JO DE AMORIM<br />\r\n
                  DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL<br />\r\n
                  MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n
                  RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n
                  ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n
                  GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n
                  JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n
                  VICT&Oacute;RIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n
                  JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n
                  JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n
                  ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n
                  FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n
                  JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf"
                "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 17:02:21"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A pesquisa em Educação Ambiental (EA) no Brasil tem sido um campo de crescente interesse e importância, refletindo a urgência de abordar questões ambientais em um contexto global. Dentro desse amplo domínio, o estudo da produção científica na área de Educação em Ciências (EC) assume um papel crucial. Por isso, o presente artigo surge como recorte de um trabalho de conclusão de curso e teve como objetivo analisar as pesquisas que focalizam a EA em seus conteúdos, publicados em periódicos da área brasileira de EC (2016-2020). Para tal, o estudo foi baseado numa análise prioritariamente quantitativa fundamentada nos princípios teóricos-metodológicos adaptados dos estudos métricos no campo da bibliometria e cienciometria. Foram consultados todos os artigos publicados entre 2016 e 2022 em cinco periódicos brasileiros da referida área, selecionando aqueles que focalizavam a EA. Com esse levantamento, investigamos os seguintes indicadores de produção científica: aspectos gerais e conteúdo. O perfil obtido com base nesses indicadores nos proporcionou alguns indicativos para compreensão das tendências da produção científica na área, o qual apontou que as pesquisas em EA, publicadas em periódicos da área de EC, apresentaram oscilações no período analisado, indicando uma tendência de decréscimo na produção. Além disso, evidenciamos que alguns focos temáticos, tais como a formação de professores e concepções/compreensões de conceitos, aglutinam uma maior quantidade de trabalhos do que outros, como currículo, por exemplo. Portanto, espera-se com esse trabalho proporcionar direcionamentos para futuras investigações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.