A DESMATERIALIZAÇÃO DO PAPEL NA APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ, BRASIL
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119238 "edicao_id" => 372 "trabalho_id" => 4877 "inscrito_id" => 13772 "titulo" => "A DESMATERIALIZAÇÃO DO PAPEL NA APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ, BRASIL" "resumo" => "O desenvolvimento populacional intensifica a exploração dos recursos naturais, onde matérias primas são retiradas da natureza e, consequentemente, mais resíduos são formados ao decorrer dos processos industriais. Destarte, o objetivo da pesquisa é verificar a possibilidade da implementação da desmaterialização do papel em avaliações realizadas em uma escola do Ceará. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual do município de Acaraú, Ceará, com a participação de 440 estudantes, no período de agosto a outubro de 2022. A pesquisa dividiu-se em cinco fases: I- inserção das avaliações nos tablets; fase II- aplicação das avaliações aos estudantes; fase III- elaboração do questionário; IV- pesquisa exploratória a partir da aplicação do questionário; e por último fase V- análise dos dados obtidos com base na literatura científica. Observa-se que dos 440 participantes, 60% (f=262) são do sexo feminino e 40% (f=178) do sexo masculino, com idades entre 14 e 18 anos. 89% (f=392) afirmou não ter sentido dificuldade em realizar a avaliação online, e 11% (f=48) destacaram ter tido alguma dificuldade durante esse processo, por questões de: ‘cansaço visual’ e ‘não poder marcar ou riscar as informações importantes’. Quando perguntados se esse método de avaliação ajuda ao meio ambiente, 92% (f=407) destacaram que ‘sim’, 6% (f=25) como ‘mais ou menos’ e apenas 2% (f=8) responderam que ‘não’ ajuda. Percebeu-se que a maioria dos estudantes 70% demonstraram retorno positivo nesse formato de aplicação, o que evidencia que a escola pode adotar essa estratégia avaliativa. Acredita-se que medidas de educação ambiental referentes à desmaterialização do papel sejam oportunas para a redução dos impactos ambientais no ambiente escolar, seja através da aplicação de avaliações no formato digital ou de outra atividade no processo de ensino, visto que irá promover a diminuição do uso e do desperdício de papel, assim como da sensibilização dos estudantes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID13772_TB4877_18102024184438.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:20:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA MARIA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Regina Maria" "autor_email" => "ireginamaria@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119238 "edicao_id" => 372 "trabalho_id" => 4877 "inscrito_id" => 13772 "titulo" => "A DESMATERIALIZAÇÃO DO PAPEL NA APLICAÇÃO DE AVALIAÇÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ, BRASIL" "resumo" => "O desenvolvimento populacional intensifica a exploração dos recursos naturais, onde matérias primas são retiradas da natureza e, consequentemente, mais resíduos são formados ao decorrer dos processos industriais. Destarte, o objetivo da pesquisa é verificar a possibilidade da implementação da desmaterialização do papel em avaliações realizadas em uma escola do Ceará. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual do município de Acaraú, Ceará, com a participação de 440 estudantes, no período de agosto a outubro de 2022. A pesquisa dividiu-se em cinco fases: I- inserção das avaliações nos tablets; fase II- aplicação das avaliações aos estudantes; fase III- elaboração do questionário; IV- pesquisa exploratória a partir da aplicação do questionário; e por último fase V- análise dos dados obtidos com base na literatura científica. Observa-se que dos 440 participantes, 60% (f=262) são do sexo feminino e 40% (f=178) do sexo masculino, com idades entre 14 e 18 anos. 89% (f=392) afirmou não ter sentido dificuldade em realizar a avaliação online, e 11% (f=48) destacaram ter tido alguma dificuldade durante esse processo, por questões de: ‘cansaço visual’ e ‘não poder marcar ou riscar as informações importantes’. Quando perguntados se esse método de avaliação ajuda ao meio ambiente, 92% (f=407) destacaram que ‘sim’, 6% (f=25) como ‘mais ou menos’ e apenas 2% (f=8) responderam que ‘não’ ajuda. Percebeu-se que a maioria dos estudantes 70% demonstraram retorno positivo nesse formato de aplicação, o que evidencia que a escola pode adotar essa estratégia avaliativa. Acredita-se que medidas de educação ambiental referentes à desmaterialização do papel sejam oportunas para a redução dos impactos ambientais no ambiente escolar, seja através da aplicação de avaliações no formato digital ou de outra atividade no processo de ensino, visto que irá promover a diminuição do uso e do desperdício de papel, assim como da sensibilização dos estudantes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID13772_TB4877_18102024184438.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:20:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA MARIA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "Regina Maria" "autor_email" => "ireginamaria@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 372 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-ambiental-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "logo" => null "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 372 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-ambiental-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "logo" => null "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 241 "edicao_id" => 372 "codigo" => "978-65-5222-012-7" "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png" "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "prefacio" => """ Prezado(a) leitor(a), <br />\r\n <br />\r\n O X Congresso Nacional de Educação (CONEDU) é uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educação no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educação Ambiental se destaca por seu caráter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educação Ambiental no país, destacando os avanços e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para construção de uma sociedade mais justa e sustentável. <br />\r\n <br />\r\n Este e-book documenta as produções desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) “Educação Ambiental”, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens teóricas e práticas da educação ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a exploração desordenada dos recursos naturais e a poluição, estão levando o planeta a uma degradação nunca antes vista, afetando diretamente serviços ecossistêmicos fundamentais à vida. Nesse cenário, a Educação Ambiental tem o desafio de buscar a resolução de problemas complexos, desde mudanças nas matrizes energéticas até mudanças de comportamento da sociedade. <br />\r\n <br />\r\n A Educação Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estratégica, com potencial de sensibilizar a população, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os capítulos a seguir trazem experiências importantes, que foram desenvolvidas desde a educação básica até o ensino superior, em ambientes formais e não formais, sendo possível compartilhar diferentes saberes e práticas que incentivam mudanças na educação ambiental. Esperamos que os capítulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educação Ambiental mais crítica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n MARIA DO CÉO RODRIGUES PESSOA<br />\r\n JOÃO PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n ANA LUISA ARAÚJO DE AMORIM<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL<br />\r\n MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n VICTÓRIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf" "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 241 "edicao_id" => 372 "codigo" => "978-65-5222-012-7" "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png" "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "prefacio" => """ Prezado(a) leitor(a), <br />\r\n <br />\r\n O X Congresso Nacional de Educação (CONEDU) é uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educação no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educação Ambiental se destaca por seu caráter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educação Ambiental no país, destacando os avanços e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para construção de uma sociedade mais justa e sustentável. <br />\r\n <br />\r\n Este e-book documenta as produções desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) “Educação Ambiental”, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens teóricas e práticas da educação ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a exploração desordenada dos recursos naturais e a poluição, estão levando o planeta a uma degradação nunca antes vista, afetando diretamente serviços ecossistêmicos fundamentais à vida. Nesse cenário, a Educação Ambiental tem o desafio de buscar a resolução de problemas complexos, desde mudanças nas matrizes energéticas até mudanças de comportamento da sociedade. <br />\r\n <br />\r\n A Educação Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estratégica, com potencial de sensibilizar a população, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os capítulos a seguir trazem experiências importantes, que foram desenvolvidas desde a educação básica até o ensino superior, em ambientes formais e não formais, sendo possível compartilhar diferentes saberes e práticas que incentivam mudanças na educação ambiental. Esperamos que os capítulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educação Ambiental mais crítica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA """ "conselho_editorial" => """ GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n MARIA DO CÉO RODRIGUES PESSOA<br />\r\n JOÃO PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n ANA LUISA ARAÚJO DE AMORIM<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL<br />\r\n MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n VICTÓRIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf" "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }