Artigo Anais do EBI - Encontro Brasileiro de Ictiologia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-033-2

MORFOLOGIA EM FOCO: VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS EM UMA RESERVA EXTRATIVISTA

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Publicado em 12 de fevereiro de 2025

Resumo

Nas Reservas Extrativistas Marinhas (RESEX), a Educação Ambiental (EA) pode transmitir dados científicos descomplicando-os para que a comunidade valide os conhecimentos observados em suas atividades, como a pesca. Este trabalho apresenta informações morfológicas sobre espécies de peixes com ocorrência na Resex Mocapajuba (Pará). Aplicou-se duas metodologias na comunidade da Ilha de São Miguel (0°43'51.37"S, 47°57'50.30"O), que é acessada somente por embarcação, estando distante cerca de 15 km da sede do município (ou 1 hora de navegação). A primeira abordagem teórico-prática destaca a Pescada-Gó (Macrodon ancylodon) e a Gurijuba (Sciades parkeri), enfatizando as diferenças morfológicas e comportamentais em relação ao hábitat. A segunda apresenta fichas ilustradas e informativas contendo dados sobre biologia, distribuição e estado de conservação de nove espécies: Colomesus asellus, Achirus lineatus, Lactoria cornuta e Carnegiella strigata (conhecidos respectivamente como Baiacu Amazônico, Linguado, Peixe-cofre e Peixe-borboleta), além de Scorpaena scrofa, Pterois volitans, Melanocetus johnsonii, Cheilopogon melanurus e Phycodurus eques. Somada as fichas, apresentou-se espécimes de três espécies (Baiacu Amazônico, Peixe-borboleta e Peixe-cofre), pertencentes à Coleção Ictiológica da Faculdade de Oceanografia (UFPA). Um total de 37 participantes vivenciaram as metodologias. Na primeira abordagem, 70,83% consideraram os barbilhões da Gurijuba como estrutura mais atrativa, dada sua função no forrageamento e detecção de presas. E 29,17% mencionaram as brânquias, importantes para a respiração e filtragem de alimentos. Na segunda abordagem, 53,85% demonstraram maior interesse pelo baiacu, devido ao seu corpo inflável como mecanismo de defesa. Já 23,08% destacaram tanto o baiacu quanto o linguado, este por ter os olhos posicionados em um dos lados da cabeça e boca vertical. E 23,07% dividiram seu interesse entre os demais peixes. As duas metodologias colaboram facilitar a transmissão do conhecimento técnico, valorizando os saberes tradicionais da comunidade alvo da atividade.

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