TEATRO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE QUÍMICA: UM ESPAÇO PARA O CIRCO QUÍMICO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121250 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 521 "inscrito_id" => 1400 "titulo" => "TEATRO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE QUÍMICA: UM ESPAÇO PARA O CIRCO QUÍMICO" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta pedagógica desenvolvida com um grupo de licenciandos e uma bacharel em Química, durante as disciplinas de Didática e Química e Extensão na Educação Básica. A proposta didática foi fundamentada na conexão entre o Ensino de Química, Arte e o Lúdico, pois entende-se que a formação inicial de professores é uma oportunidade essencial para repensar os caminhos da educação e refletir sobre práticas inovadoras no processo formativo. Dessa forma, o objetivo da proposta foi explorar a linguagem artística, utilizando-se uma didática dramatúrgica para proporcionar um ambiente interdisciplinar ao adotar o teatro circense, como ferramenta na formação inicial dos professores, de forma a desafiá-los a elaborarem uma intervenção pedagógica que explorasse a curiosidade, imaginação e o conhecimento dos estudantes da educação básica. Para que os objetivos traçados fossem alcançados, inicialmente os graduandos participaram de uma Oficina de teatro e, ao longo do semestre elaboraram experimentos demonstrativos associados a temática de solubilidade, cromatografia e espectro de emissão característico para cada elemento químico. Estruturaram o roteiro da peça, desenvolveram os personagens, figurinos e cenário que representaria o Circo. O espetáculo intitulado “Luz, cor, Química e arte” foi apresentado a um grupo de estudantes de altas habilidades do CEMEA (Centro Municipal de Educação Alternativa) de Blumenau. Destaca-se que ao final da apresentação, os proponentes organizaram um espaço em que explicavam para o público cada experimento e seus conceitos. A prática permitiu aos graduandos ensinarem química de forma criativa, adaptando conteúdos, considerando os diferentes públicos, unindo os conhecimentos científicos e a expressão artística. Ademais, o espetáculo proporcionou uma experiência interativa, permitindo que os estudantes do CEMEA participassem ativamente, ao narrarem os conceitos químicos que emergiram no espetáculo e compartilharem suas curiosidades científicas. O entusiasmo demonstrado pelo público evidenciou o impacto positivo da proposta, despertando interesse por novas edições." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => "TEATRO DO OPRIMIDO, QUÍMICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "68238e17621df_13052025152319.pdf" "created_at" => "2025-05-13 15:23:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE ROBERTA PERSUHN" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "carol.roberta.persuhn@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121250 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 521 "inscrito_id" => 1400 "titulo" => "TEATRO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE QUÍMICA: UM ESPAÇO PARA O CIRCO QUÍMICO" "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma proposta pedagógica desenvolvida com um grupo de licenciandos e uma bacharel em Química, durante as disciplinas de Didática e Química e Extensão na Educação Básica. A proposta didática foi fundamentada na conexão entre o Ensino de Química, Arte e o Lúdico, pois entende-se que a formação inicial de professores é uma oportunidade essencial para repensar os caminhos da educação e refletir sobre práticas inovadoras no processo formativo. Dessa forma, o objetivo da proposta foi explorar a linguagem artística, utilizando-se uma didática dramatúrgica para proporcionar um ambiente interdisciplinar ao adotar o teatro circense, como ferramenta na formação inicial dos professores, de forma a desafiá-los a elaborarem uma intervenção pedagógica que explorasse a curiosidade, imaginação e o conhecimento dos estudantes da educação básica. Para que os objetivos traçados fossem alcançados, inicialmente os graduandos participaram de uma Oficina de teatro e, ao longo do semestre elaboraram experimentos demonstrativos associados a temática de solubilidade, cromatografia e espectro de emissão característico para cada elemento químico. Estruturaram o roteiro da peça, desenvolveram os personagens, figurinos e cenário que representaria o Circo. O espetáculo intitulado “Luz, cor, Química e arte” foi apresentado a um grupo de estudantes de altas habilidades do CEMEA (Centro Municipal de Educação Alternativa) de Blumenau. Destaca-se que ao final da apresentação, os proponentes organizaram um espaço em que explicavam para o público cada experimento e seus conceitos. A prática permitiu aos graduandos ensinarem química de forma criativa, adaptando conteúdos, considerando os diferentes públicos, unindo os conhecimentos científicos e a expressão artística. Ademais, o espetáculo proporcionou uma experiência interativa, permitindo que os estudantes do CEMEA participassem ativamente, ao narrarem os conceitos químicos que emergiram no espetáculo e compartilharem suas curiosidades científicas. O entusiasmo demonstrado pelo público evidenciou o impacto positivo da proposta, despertando interesse por novas edições." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => "TEATRO DO OPRIMIDO, QUÍMICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "68238e17621df_13052025152319.pdf" "created_at" => "2025-05-13 15:23:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE ROBERTA PERSUHN" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "carol.roberta.persuhn@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }