DESMISTIFICANDO ESTIGMAS: ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS ACERCA DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS.
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121881 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 41 "inscrito_id" => 109 "titulo" => "DESMISTIFICANDO ESTIGMAS: ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS ACERCA DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS." "resumo" => "Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) configuram um relevante problema de saúde pública, associadas a complicações como infertilidade, agravos gestacionais e maior vulnerabilidade ao HIV. Destaca-se, portanto, a importância de abordar estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e intervenções educativas no ambiente escolar, visando à promoção da saúde. Objetivos: Relatar a experiência de um projeto de extensão universitária desenvolvido com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de disseminar informações sobre ISTs, práticas preventivas e combate aos estigmas sociais relacionados a essas infecções, contribuindo para o fortalecimento do autocuidado e da saúde sexual. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por uma acadêmica de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Arcoverde (ESSA), estruturado com uma abordagem didática e interativa. O conteúdo foi apresentado por meio de exposição dialogada e demonstração prática. Resultados: O projeto contemplou 35 estudantes. A apresentação foi adaptada ao perfil do público, abordando a compreensão e a importância da prevenção e do tratamento das ISTs. Conclusão: O projeto ressaltou a importância de fortalecer práticas educativas contínuas sobre ISTs, especialmente no âmbito escolar, visando não apenas à prevenção das infecções, mas também à redução do estigma social. A utilização de materiais dinâmicos e objetivos contribuiu para a ampliação do conhecimento dos estudantes e o incentivo ao autocuidado. Contribuições/implicações para a enfermagem ou saúde: A enfermagem desempenha um papel fundamental na educação em saúde, sendo agente de transformação social ao promover orientações preventivas, acolhimento humanizado e o combate ao estigma relacionado às ISTs. Projetos de extensão, como este, potencializam a atuação do enfermeiro na comunidade, ampliando o alcance das ações de promoção da saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID109_TB41_07042025220606.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ CORDEIRO ALMEIDA BRITO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "2021220002@aesa-cesa.br" "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE (ESSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121881 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 41 "inscrito_id" => 109 "titulo" => "DESMISTIFICANDO ESTIGMAS: ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS ACERCA DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS." "resumo" => "Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) configuram um relevante problema de saúde pública, associadas a complicações como infertilidade, agravos gestacionais e maior vulnerabilidade ao HIV. Destaca-se, portanto, a importância de abordar estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e intervenções educativas no ambiente escolar, visando à promoção da saúde. Objetivos: Relatar a experiência de um projeto de extensão universitária desenvolvido com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de disseminar informações sobre ISTs, práticas preventivas e combate aos estigmas sociais relacionados a essas infecções, contribuindo para o fortalecimento do autocuidado e da saúde sexual. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por uma acadêmica de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Arcoverde (ESSA), estruturado com uma abordagem didática e interativa. O conteúdo foi apresentado por meio de exposição dialogada e demonstração prática. Resultados: O projeto contemplou 35 estudantes. A apresentação foi adaptada ao perfil do público, abordando a compreensão e a importância da prevenção e do tratamento das ISTs. Conclusão: O projeto ressaltou a importância de fortalecer práticas educativas contínuas sobre ISTs, especialmente no âmbito escolar, visando não apenas à prevenção das infecções, mas também à redução do estigma social. A utilização de materiais dinâmicos e objetivos contribuiu para a ampliação do conhecimento dos estudantes e o incentivo ao autocuidado. Contribuições/implicações para a enfermagem ou saúde: A enfermagem desempenha um papel fundamental na educação em saúde, sendo agente de transformação social ao promover orientações preventivas, acolhimento humanizado e o combate ao estigma relacionado às ISTs. Projetos de extensão, como este, potencializam a atuação do enfermeiro na comunidade, ampliando o alcance das ações de promoção da saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID109_TB41_07042025220606.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ CORDEIRO ALMEIDA BRITO" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "2021220002@aesa-cesa.br" "autor_ies" => "ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE ARCOVERDE (ESSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }