Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE BULLYING EM UMA ESCOLA DE PERNAMBUCO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: A violência escolar, especialmente o bullying, compromete o bem-estar dos alunos e o ambiente de aprendizado. O bullying, caracterizado por agressões físicas ou psicológicas repetitivas, demanda ações educativas que promovam empatia, respeito e cultura de paz. Objetivo: Sensibilizar alunos do Ensino Fundamental II sobre o bullying, suas formas e consequências, incentivando atitudes de respeito e solidariedade no ambiente escolar. Método: Relato de experiência sobre uma intervenção realizada em 23 de outubro de 2024, em uma escola Estadual de Pernambuco, conduzida por graduandas de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. A atividade ocorreu em sete etapas, incluindo contrato inicial, dinâmicas em grupo, revisão teórica e construção de propostas de intervenção. Foi utilizado cartolinas, lápis, e papeis para a construção de cartazes. Resultados: Durante a intervenção, percebeu-se que muitos participantes viam o bullying como brincadeira, relatando que só o reconheciam quando a vítima chorava. Uma situação concreta de bullying ocorreu durante a ação, revelando a naturalização desse comportamento no ambiente escolar. Foi possível perceber que o bullying está enraizado na cultura da escola, o que torna sua superação um desafio. A vivência foi marcante e nos causou sentimento de tristeza, surpresa e certo nível de estresse, por nos depararmos com uma realidade dura. Enquanto graduandas, refletimos sobre os desafios da atuação do profissional de saúde como educador em espaços escolares, reconhecendo a importância da escuta, do acolhimento e da continuidade das ações educativas. Conclusão: A intervenção teve impacto positivo ao iniciar reflexões importantes, mas evidenciou a necessidade de ações contínuas para promover mudanças comportamentais. Contribuições para a Enfermagem/Saúde: A experiência reforça o papel do enfermeiro como agente educador e transformador no enfrentamento da violência escolar.

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