Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES ESCOLARES SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA ATRAVÉS DA FOTOLINGUAGEM: UMA ANÁLISE PELA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

O presente estudo buscou compreender a percepção de adolescentes escolares sobre violência obstétrica antes e depois de uma intervenção educativa através da fotolinguagem. Trata-se de um estudo interpretativo de abordagem qualitativa, cuja pergunta norteadora foi: Como os adolescentes escolares percebem a violência obstétrica antes e depois de uma intervenção educativa através da fotolinguagem?. Realizado com estudantes adolescentes de uma escola pública no interior de Pernambuco, em 2024, utilizando um recurso validado da fotolinguagem, que aborda exemplos dos mais diversos tipos de violência obstétrica. Os dados foram transcritos e analisados a partir do Discurso do Sujeito Coletivo com o suporte da inteligência artificial do CHATPro da AI Pro, ChatGPT, em sua versão 4.0. Observou-se um conhecimento genérico e sem aprofundamento sobre a violência obstétrica antes da intervenção educativa. Após a intervenção, houve o reconhecimento, quanto à violação dos direitos das gestantes. Em contrapartida, ainda persiste a crença de que determinados procedimentos são necessários. Com a utilização da fotolinguagem como intervenção educativa, foi possível estimular um empoderamento individual e crítico social sobre o tema, proporcionando o entendimento do que é violência obstétrica, com perspectivas de prevenção de novos casos.

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