A ALEXANDRIA FEMININA – UM CAMINHO ENTRE AS CINZAS NA SOCIOLOGIA: O ANDROCENTRISMO E O EUROCENTRISMO NA FORMAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR.
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122008 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "A ALEXANDRIA FEMININA – UM CAMINHO ENTRE AS CINZAS NA SOCIOLOGIA: O ANDROCENTRISMO E O EUROCENTRISMO NA FORMAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR." "resumo" => "A proposta deste trabalho é refletir e analisar criticamente o currículo, que repleto de androcentrismo e eurocentrismo faz surgir questionamentos como: será que o que sabemos é exatamente o que nos contaram? O que seria da sociedade sem a sua história e suas lembranças? O que é da memória e história das mulheres pretas, brancas e pardas se não forem escritas por elas mesmas, mas por seus opressores? Nesse sentido, o problema destacado é: há impactos refletidos pela falta de representatividade étnico-racial e do gênero feminino no currículo para com os discentes? Tendo como um de seus objetivos: identificar como a cultura do machismo e o racismo estrutural também são consequência desse tipo de currículo escolar do ensino médio; bem como demonstrar de que maneira essa temática pode contribuir para o cotidiano e convívio dos discentes além do ambiente escolar; E propor como algumas autoras femininas ausentes no currículo acadêmico podem ser abordadas em sala. Com orientação teórica-metodológica de pesquisa qualitativa documental, com revisões na literatura, a pesquisa obteve como principais resultados alcançados: a constatação da influência do androcentrismo e eurocentrismo na formação do que se tem hoje do currículo. Isso contribui para o surgimento de muitos dos desafios presentes no ensino, a exemplo de temas sensíveis voltados às relações étnico-raciais e de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 01: IMAGINANDO SOCIOLOGIAS ANTIRRACISTAS: BRANQUITUDE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO BÁSICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID311_TB16_13062025173039.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANNE DE MELO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Dayanne MR" "autor_email" => "dayanne.sax100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122008 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "A ALEXANDRIA FEMININA – UM CAMINHO ENTRE AS CINZAS NA SOCIOLOGIA: O ANDROCENTRISMO E O EUROCENTRISMO NA FORMAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR." "resumo" => "A proposta deste trabalho é refletir e analisar criticamente o currículo, que repleto de androcentrismo e eurocentrismo faz surgir questionamentos como: será que o que sabemos é exatamente o que nos contaram? O que seria da sociedade sem a sua história e suas lembranças? O que é da memória e história das mulheres pretas, brancas e pardas se não forem escritas por elas mesmas, mas por seus opressores? Nesse sentido, o problema destacado é: há impactos refletidos pela falta de representatividade étnico-racial e do gênero feminino no currículo para com os discentes? Tendo como um de seus objetivos: identificar como a cultura do machismo e o racismo estrutural também são consequência desse tipo de currículo escolar do ensino médio; bem como demonstrar de que maneira essa temática pode contribuir para o cotidiano e convívio dos discentes além do ambiente escolar; E propor como algumas autoras femininas ausentes no currículo acadêmico podem ser abordadas em sala. Com orientação teórica-metodológica de pesquisa qualitativa documental, com revisões na literatura, a pesquisa obteve como principais resultados alcançados: a constatação da influência do androcentrismo e eurocentrismo na formação do que se tem hoje do currículo. Isso contribui para o surgimento de muitos dos desafios presentes no ensino, a exemplo de temas sensíveis voltados às relações étnico-raciais e de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 01: IMAGINANDO SOCIOLOGIAS ANTIRRACISTAS: BRANQUITUDE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO BÁSICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID311_TB16_13062025173039.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANNE DE MELO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Dayanne MR" "autor_email" => "dayanne.sax100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }