A CIÊNCIA POLITICA E O PROTAGONISMO JUVENIL NAS AULAS DE SOCIOLOGIA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122206 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 611 "titulo" => "A CIÊNCIA POLITICA E O PROTAGONISMO JUVENIL NAS AULAS DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O relato aqui apresentado, descreve uma experiência pedagógica, realizada com alunos do segundo ano do ensino médio, de uma Escola Pública Estadual, a partir de atividades desenvolvidas nas aulas de Sociologia, com foco na participação popular e o desenvolvimento do protagonismo juvenil. As reivindicações construídas coletivamente pelos alunos incluem questões de infra- estrutura, serviços básicos (saúde, educação e segurança), cultura, lazer, esportes, etc. Essas demandas sistematizadas em tabelas e mapas georreferenciados foram entregues a representantes do Poder Público Municipal, visando fomentar o diálogo entre jovens e autoridades." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID611_TB283_01052025180104.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA THAÍS LARA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabrielatlara@yahoo.com.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122206 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 611 "titulo" => "A CIÊNCIA POLITICA E O PROTAGONISMO JUVENIL NAS AULAS DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O relato aqui apresentado, descreve uma experiência pedagógica, realizada com alunos do segundo ano do ensino médio, de uma Escola Pública Estadual, a partir de atividades desenvolvidas nas aulas de Sociologia, com foco na participação popular e o desenvolvimento do protagonismo juvenil. As reivindicações construídas coletivamente pelos alunos incluem questões de infra- estrutura, serviços básicos (saúde, educação e segurança), cultura, lazer, esportes, etc. Essas demandas sistematizadas em tabelas e mapas georreferenciados foram entregues a representantes do Poder Público Municipal, visando fomentar o diálogo entre jovens e autoridades." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID611_TB283_01052025180104.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA THAÍS LARA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabrielatlara@yahoo.com.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }