Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

A AUSÊNCIA DE MOBILIZAÇÃO POLÍTICA DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO INICIAL

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

A experiência vivenciada no primeiro estágio supervisionado, realizado na Escola Estadual "Monsenhor Bicudo" no segundo semestre de 2024, proporcionou uma importante reflexão sobre a ausência de mobilização política dos professores na cidade de Marília/SP. Este trabalho tem como objetivo apresentar o resultado da observação escolar, discutir os atuais desafios enfrentados na educação pública e refletir sobre a falta de engajamento político dos docentes. Inicialmente, buscou-se compreender a estrutura em que o professor está inserido. A escola analisada conta com 53 professores, sendo a maioria contratados na categoria “O”. Essa forma de contratação apresenta uma das evidências da desvalorização e da precarização do trabalho docente, que, alinhada à lógica do capital, busca reduzir a educação a um produto. Utilizou-se a técnica de entrevista e, devido ao tempo disponível, optou-se por realizá-la virtualmente, por meio do e-mail. Três professores da área de humanidades aceitaram responder o questionário, mas apenas uma professora de história enviou as respostas. A falta de engajamento dos professores motivou o tema da análise sociológica, e, com base na entrevista e na observação da escola e da sala de aula, podemos concluir que a ausência de mobilização política dos professores representa apenas o sintoma de um problema maior, consequência de um cenário marcado pela precarização, sobrecarga e desvalorização profissional.

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