OS IMPACTOS DO USO DO CHAT GPT NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124792 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 326 "titulo" => "OS IMPACTOS DO USO DO CHAT GPT NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O chat gpt é uma ferramenta de inteligência artificial que pode gerar textos em linguagem natural, respondendo a perguntas e criando conteúdos sobre diversos assuntos. Essa tecnologia tem se popularizado entre os estudantes, que a utilizam para tirar dúvidas, fazer pesquisas e até mesmo elaborar trabalhos escolares. No entanto, o uso do chat gpt também pode trazer consequências negativas para o processo de ensino e aprendizagem, como a dependência excessiva da máquina, a falta de pensamento crítico, a perda de autonomia e a desvalorização do papel do professor. O objetivo deste trabalho é analisar os prós e os contras do uso do chat gpt na educação, considerando os aspectos pedagógicos, éticos e sociais envolvidos. Para isso, foi aplicado um questionário online com mais de 100 alunos do ensino médio, que utilizam o chat gpt com frequência, para verificar suas percepções, opiniões e experiências sobre a ferramenta. Os resultados mostraram que o chat gpt pode ser uma ferramenta útil e inovadora para o aprendizado, desde que seja usada de forma adequada e orientada pelo professor. Por outro lado, o chat gpt também pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos, se for usado de forma indiscriminada e irresponsável. Portanto, é necessário que os educadores estejam atentos aos riscos e benefícios do uso do chat gpt na educação, buscando formas de integrar a tecnologia ao currículo, sem perder de vista os objetivos pedagógicos e os valores humanos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID326_TB10_30102025214014.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO HENRIQUE MONTEIRO COSTA" "autor_nome_curto" => "Thiago Henrique" "autor_email" => "th7isback1981@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124792 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 326 "titulo" => "OS IMPACTOS DO USO DO CHAT GPT NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O chat gpt é uma ferramenta de inteligência artificial que pode gerar textos em linguagem natural, respondendo a perguntas e criando conteúdos sobre diversos assuntos. Essa tecnologia tem se popularizado entre os estudantes, que a utilizam para tirar dúvidas, fazer pesquisas e até mesmo elaborar trabalhos escolares. No entanto, o uso do chat gpt também pode trazer consequências negativas para o processo de ensino e aprendizagem, como a dependência excessiva da máquina, a falta de pensamento crítico, a perda de autonomia e a desvalorização do papel do professor. O objetivo deste trabalho é analisar os prós e os contras do uso do chat gpt na educação, considerando os aspectos pedagógicos, éticos e sociais envolvidos. Para isso, foi aplicado um questionário online com mais de 100 alunos do ensino médio, que utilizam o chat gpt com frequência, para verificar suas percepções, opiniões e experiências sobre a ferramenta. Os resultados mostraram que o chat gpt pode ser uma ferramenta útil e inovadora para o aprendizado, desde que seja usada de forma adequada e orientada pelo professor. Por outro lado, o chat gpt também pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos, se for usado de forma indiscriminada e irresponsável. Portanto, é necessário que os educadores estejam atentos aos riscos e benefícios do uso do chat gpt na educação, buscando formas de integrar a tecnologia ao currículo, sem perder de vista os objetivos pedagógicos e os valores humanos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID326_TB10_30102025214014.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO HENRIQUE MONTEIRO COSTA" "autor_nome_curto" => "Thiago Henrique" "autor_email" => "th7isback1981@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }