Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BÁU DE MEMÓRIAS: SUBJETIVIDADES E RESGATE DA HISTÓRIA DA EM CORONEL ALMEIDA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa sobre a história da Escola Municipal Coronel Almeida, localizada no município de Mogi das Cruzes – SP, fundada no ano de 1896, sendo o primeiro grupo escolar da região do Alto Tietê, a partir do resgate das relações entre a memória individual e memória coletiva de membros da comunidade escolar (estudantes, servidores, professores e pais), para compreender suas interferências na produção de sentidos subjetivos na construção da identidade e pertencimento com a unidade escolar. A coleta de dados foi feita por meio do resgate de documentos históricos, acervo de fotos, objetos antigos e depoimentos de ex alunos, servidores e professores. O trabalho fundamenta-se nas concepções teóricas de Halbwachs e Placco, & Souza acerca da memória. No que tange à questão da subjetividade, os autores referenciados são os teóricos que constituíram a denominada Escola de Frankfurt, tais como T. W. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse Os resultados da pesquisa nos mostram o fortalecimento do sentimento de pertencimento com a instituição escolar e também apontam implicação subjetiva entre a história da escola e as histórias individuais. O resgate da memória apresentou-se como facilitador na produção de sentidos subjetivos da comunidade escolar em seus processos de desenvolvimento de identidade e pertencimento, possibilitando uma aproximação para compreender a construção de suas subjetividades ao longo da trajetória dos 128 anos de existência da instituição escolar.

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