CURRÍCULO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO MAKER: PERCEPÇÃO, CRIAÇÃO E RECEPÇÃO EDUCACIONAL NA CIDADE DE BENEVIDES/PA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124797 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 18 "inscrito_id" => 1763 "titulo" => "CURRÍCULO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO MAKER: PERCEPÇÃO, CRIAÇÃO E RECEPÇÃO EDUCACIONAL NA CIDADE DE BENEVIDES/PA" "resumo" => "Este trabalho busca analisar o impacto da implementação do Currículo Municipal da Educação Maker em Benevides/PA, destacando as percepções, a criação e a recepção educacional por parte de professores, alunos e gestores escolares. A pesquisa foi orientada pelo referencial teórico de autores como Paulo Freire (2011) e Lev Vygotsky (1998), que defendem a educação como um processo de construção e transformação social, e pela metodologia de ensino proposta pela Educação Maker, que foca no aprender fazendo e no desenvolvimento de competências práticas. O trabalho envolveu a observação de práticas pedagógicas em escolas municipais, entrevistas com educadores e alunos, além da análise de documentos oficiais relacionados ao currículo e às políticas educacionais locais. Os resultados apontam que a introdução do currículo Maker favoreceu o desenvolvimento do pensamento crítico, a criatividade e a colaboração entre os estudantes. Contudo, também foram observadas dificuldades relacionadas à falta de formação continuada para os educadores e a necessidade de melhor infraestrutura nas escolas para viabilizar as práticas de aprendizagem hands-on. A pesquisa conclui que, embora o modelo Maker seja promissor, sua implementação requer ajustes na formação de professores e na infraestrutura escolar para alcançar seu pleno potencial educacional. A integração de práticas inovadoras no currículo municipal tem o potencial de transformar a educação em Benevides, oferecendo aos jovens ferramentas para um aprendizado mais significativo e alinhado com as demandas contemporâneas do mercado de trabalho e da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1763_TB18_20102025162129.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGOR BARBOSA MARQUES" "autor_nome_curto" => "IGOR" "autor_email" => "sr.marques91@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124797 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 18 "inscrito_id" => 1763 "titulo" => "CURRÍCULO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO MAKER: PERCEPÇÃO, CRIAÇÃO E RECEPÇÃO EDUCACIONAL NA CIDADE DE BENEVIDES/PA" "resumo" => "Este trabalho busca analisar o impacto da implementação do Currículo Municipal da Educação Maker em Benevides/PA, destacando as percepções, a criação e a recepção educacional por parte de professores, alunos e gestores escolares. A pesquisa foi orientada pelo referencial teórico de autores como Paulo Freire (2011) e Lev Vygotsky (1998), que defendem a educação como um processo de construção e transformação social, e pela metodologia de ensino proposta pela Educação Maker, que foca no aprender fazendo e no desenvolvimento de competências práticas. O trabalho envolveu a observação de práticas pedagógicas em escolas municipais, entrevistas com educadores e alunos, além da análise de documentos oficiais relacionados ao currículo e às políticas educacionais locais. Os resultados apontam que a introdução do currículo Maker favoreceu o desenvolvimento do pensamento crítico, a criatividade e a colaboração entre os estudantes. Contudo, também foram observadas dificuldades relacionadas à falta de formação continuada para os educadores e a necessidade de melhor infraestrutura nas escolas para viabilizar as práticas de aprendizagem hands-on. A pesquisa conclui que, embora o modelo Maker seja promissor, sua implementação requer ajustes na formação de professores e na infraestrutura escolar para alcançar seu pleno potencial educacional. A integração de práticas inovadoras no currículo municipal tem o potencial de transformar a educação em Benevides, oferecendo aos jovens ferramentas para um aprendizado mais significativo e alinhado com as demandas contemporâneas do mercado de trabalho e da sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1763_TB18_20102025162129.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGOR BARBOSA MARQUES" "autor_nome_curto" => "IGOR" "autor_email" => "sr.marques91@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }