O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DO POVO XAVANTE COMO INSTRUMENTO DE DEFESA CULTURAL: UMA VISÃO ETNOMATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124800 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 1596 "titulo" => "O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DO POVO XAVANTE COMO INSTRUMENTO DE DEFESA CULTURAL: UMA VISÃO ETNOMATEMÁTICA" "resumo" => "Esta pesquisa tem por tema a Defesa cultural do sistema de numeração do Povo Xavante com um olhar etnomatemático, a partir da bolsa de Iniciação Científica na modalidade PIBIC-AF/CNPq do curso de matemática da Universidade Estadual de Goiás. Tem por objetivo descrever e analisar a matemática na aldeia do povo Xavante – a’uwe uptabi em Barra do Garças-MT. Para isso usamos a pesquisa bibliográfica\u{A0} (SEVERINO, 2007) através de uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo (LUDKE E ANDRÉ,\u{A0} 2013), a pesquisa de campo é uma importante oportunidade para a apropriação de contextos da matemática do povo Xavante, a partir da visualização do Sistema de numeração nas problemáticas encontradas nas aldeias, tais como a confecção de cestos, confecções dos enfeites, peneiras, arco e flecha, esteira, construção da casa, roça, adornos. Nesse movimento estudamos Etnomatemática com D´Ambrosio (1990, 2015) para entender os saberes matemáticos do grupo social e um estudo cultural com Brandão (1995), Williams (2012) e Laraia (2006). Por fim, alcançamos aprofundamento teórico sobre a cultura, Etnomatemática e a valorização do povo Xavante, domínio das técnicas e métodos de pesquisa, constituição de uma relação entre a invisibilidade cultural e as gaiolas epistemológicas, \u{A0}produção dos resultados alcançados escritos na forma de artigos e relatos de experiência para serem apresentados em eventos científicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1596_TB23_30102025011042.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anapaulamariadasilvamaria652@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124800 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 1596 "titulo" => "O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DO POVO XAVANTE COMO INSTRUMENTO DE DEFESA CULTURAL: UMA VISÃO ETNOMATEMÁTICA" "resumo" => "Esta pesquisa tem por tema a Defesa cultural do sistema de numeração do Povo Xavante com um olhar etnomatemático, a partir da bolsa de Iniciação Científica na modalidade PIBIC-AF/CNPq do curso de matemática da Universidade Estadual de Goiás. Tem por objetivo descrever e analisar a matemática na aldeia do povo Xavante – a’uwe uptabi em Barra do Garças-MT. Para isso usamos a pesquisa bibliográfica\u{A0} (SEVERINO, 2007) através de uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo (LUDKE E ANDRÉ,\u{A0} 2013), a pesquisa de campo é uma importante oportunidade para a apropriação de contextos da matemática do povo Xavante, a partir da visualização do Sistema de numeração nas problemáticas encontradas nas aldeias, tais como a confecção de cestos, confecções dos enfeites, peneiras, arco e flecha, esteira, construção da casa, roça, adornos. Nesse movimento estudamos Etnomatemática com D´Ambrosio (1990, 2015) para entender os saberes matemáticos do grupo social e um estudo cultural com Brandão (1995), Williams (2012) e Laraia (2006). Por fim, alcançamos aprofundamento teórico sobre a cultura, Etnomatemática e a valorização do povo Xavante, domínio das técnicas e métodos de pesquisa, constituição de uma relação entre a invisibilidade cultural e as gaiolas epistemológicas, \u{A0}produção dos resultados alcançados escritos na forma de artigos e relatos de experiência para serem apresentados em eventos científicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1596_TB23_30102025011042.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anapaulamariadasilvamaria652@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }