ENSAIO TEÓRICO SOBRE A MODELAGEM NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124803 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 643 "titulo" => "ENSAIO TEÓRICO SOBRE A MODELAGEM NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Este texto aborda a Modelagem Matemática, desde suas origens até sua consolidação como metodologia de ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo ensaio teórico (FIORENTINI; LORENZATO, 2012), desenvolvida de maneira argumentativa, baseada na reflexão e diálogo com referencial teórico. Nele, é apresentado que a modelagem surgiu nas civilizações antigas, como a egípcia, mesopotâmica e na Grécia Antiga, usada para resolver problemas práticos como construção de monumentos e medição de terras. No Renascimento e na Revolução Científica, matemáticos como Newton, Leibniz e Descartes ampliaram suas aplicações, desenvolvendo teorias que conectavam matemática e fenômenos naturais. Nos séculos XIX e XX, a matemática aplicada se consolidou como área formal, destacando a importância dos modelos para compreender fenômenos reais, influenciando ensino e pesquisa. Na década de 1960, a Modelagem começou a ser explorada na Educação Matemática, com foco na conexão entre teoria matemática e o cotidiano dos estudantes. No Brasil, matemáticos como D’Ambrosio, Bassanezi e Aristides Barreto foram essenciais para a implementação da modelagem como abordagem de ensino, criando comunidades de pesquisa e promovendo congressos. Atualmente, a modelagem é reconhecida como prática essencial no ensino de matemática, promovendo pensamento crítico e resolução de problemas reais e recomendada em documentos oficiais, como a BNCC" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID643_TB34_28102025223136.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENIFFER STEFANE FONSECA SILVA" "autor_nome_curto" => "JENIFFER STEFAN" "autor_email" => "jenifferstefanefonseca15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124803 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 643 "titulo" => "ENSAIO TEÓRICO SOBRE A MODELAGEM NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Este texto aborda a Modelagem Matemática, desde suas origens até sua consolidação como metodologia de ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo ensaio teórico (FIORENTINI; LORENZATO, 2012), desenvolvida de maneira argumentativa, baseada na reflexão e diálogo com referencial teórico. Nele, é apresentado que a modelagem surgiu nas civilizações antigas, como a egípcia, mesopotâmica e na Grécia Antiga, usada para resolver problemas práticos como construção de monumentos e medição de terras. No Renascimento e na Revolução Científica, matemáticos como Newton, Leibniz e Descartes ampliaram suas aplicações, desenvolvendo teorias que conectavam matemática e fenômenos naturais. Nos séculos XIX e XX, a matemática aplicada se consolidou como área formal, destacando a importância dos modelos para compreender fenômenos reais, influenciando ensino e pesquisa. Na década de 1960, a Modelagem começou a ser explorada na Educação Matemática, com foco na conexão entre teoria matemática e o cotidiano dos estudantes. No Brasil, matemáticos como D’Ambrosio, Bassanezi e Aristides Barreto foram essenciais para a implementação da modelagem como abordagem de ensino, criando comunidades de pesquisa e promovendo congressos. Atualmente, a modelagem é reconhecida como prática essencial no ensino de matemática, promovendo pensamento crítico e resolução de problemas reais e recomendada em documentos oficiais, como a BNCC" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID643_TB34_28102025223136.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENIFFER STEFANE FONSECA SILVA" "autor_nome_curto" => "JENIFFER STEFAN" "autor_email" => "jenifferstefanefonseca15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }